quarta-feira, 6 de maio de 2015

Me apaixonando por Conservatória , o distrito musical - Cap.1

30/04/2015 - Quinta feira - Depois da viagem , quase paixão pelo lugar

Inicialmente , quero dizer,  que de início bateu um sentimento de culpa , pois normalmente eu deveria estar na manifestação de primeiro de maio em São Paulo, principalmente nesse momento em que a ofensiva conservadora consegue usurpar direitos trabalhistas conquistados à duras penas , seja através das medidas do ajuste fiscal , seja através da PL 4330 , lei que libera a terceirização de mão de obra para quase tudo . Mas dessa vez,pus meu interesse em primeiro lugar e parti junto com Silvia e amigos para essa viagem que se mostraria maravilhosa .

Tudo  começou quando eu me encontrei com meu vizinho Silvio, no elevador de nosso prédio e numa conversa informal comentei que uma viagem que eu gostaria  de fazer seria para Conservatória , um lugar , que segundo alguns amigos que já tinham ido , classificaram como maravilhoso. Silvio , achava que um bom negócio de carro , conseguido através da interferência da Silvia , mereceria uma compensação e em função disso se esmerou em pesquisar o lugar , fazer reservas na pousada escolhida ,  definir a data  do passeio e nos propor ir, não tivemos dúvida .

Ficou tudo marcado para o feriado de primeiro de maio e após saber disso alguns amigos resolveram também querer ir e dessa forma , foram se ampliando as reservas na Pousada . Assim os participantes do passeio acabaram sendo , eu e Silvia,  Maria e Silvio , que além de nossos vizinhos , já moraram também em outro prédio , onde morarmos todos de aluguel , bem ,  continuando, iriam também os amigos do Silvio, Ari e Meire , que até então não conhecíamos , meus compadres Edilmo e Neusa  e por fim , minha prima Sandra e seu marido José Carlos, também hoje , meu primo .

Excetuando-se Sandra e José Carlos , que iriam , só no dia primeiro mesmo , todos os outros casais , sairiam na quinta feira (30/04/2015)  em torno de 11hs da manhã , então saimos às 11 e 30 hs , nós e o Edilmo e Neusa  e os outros dois casais acabaram saindo em torno de 13:30hs da tarde .

Antes de falar da viagem propriamente dita, vou falar um pouco sobre Conservatória, que é hoje o sexto distrito de Valença, localizada no Estado do Rio de Janeiro , possui uma área de aproximadamente 240 Km e 4200 habitantes  e localiza-se na bacia do Rio Preto  . Seu nome primitivo era Santo Antonio do Rio Bonito.
São dois seus rios principais : Rio Bonito (dedicado a Santo Antonio e Rio dos Índios ( dedicado aos índios Ararís) , sua altitude é de 516 metros acima do nível do mar.
Seu clima é temperado , seco, saudável , considerado um dos melhores do Estado  e até do Brasil . De início sua principal atividade era o cultivo do café , hoje sua economia baseia-se ainda na agropecuária , mas principalmente no turismo. Além da presença intensa dos Indios Ararís , houve também mão de obra escrava em profusão na região , o que se vê em várias obras e fazendas da região .

Ao visitar Conservatória descobre-e a diferença entre seresta e serenata : a primeira refere-se ao canto em ambiente fechado , a segunda , ao canto sob o sereno, à luz das estrelas e do luar .

De São Caetano até lá foram 410 Km  percorridos da seguinte forma . Rodovia dos Trabalhadores, Carvalho Pinto, Dutra , entra-se em Rezende  sentido Barra do Piraí  e de Barra até Conservatória são mais 28 kms , todo esse percurso acaba sendo feito em 6 hs .

E lá vamos nós , como já mencionei saímos às 11:30 hs , eu ,  Silvia  , Edilmo e Neusa  , vamos no carro do compadre . A viagem segue tranquila , sem pontos de grande trânsito. A única coisa mais preocupante é que vemos nuvens bem carregadas no caminho , mas torcemos para que fossem passageiras . Paramos para almoçar no Graal na estrada , logo após Aparecida do Norte . Foi interessante quando circundamos Rezende  , pois passamos em frente a CSN ( Companhia Siderúrgica Nacional ) , que eu não conhecia e que pude notar ser extremamente grande , porém feia, como se fosse uma fábrica , muito antiga e com pouca manutenção .

Finalmente em torno de 18:30 e já escuro chegamos em Conservatória , nossa primeira providência foi procurar nossa Pousada para acomodarmos nossas coisas e depois sair . Localizamos a pousada Oca Porã que fica na Av. Canção do Amor, 13170 - Bairro Saudade . Ao estacionarmos o carro logo em seguida o dono vem nos receber e mostrar nossa acomodações . O Sr. Werneck , acomodou aos quatro casais no andar de cima da pousada e logo Silvia foi procurar   a suite mais arejada e que tivesse menos cheiro de mofo , devido a sua alergia , então ficamos na última do corredor, sendo a primeira do lado da rua, Edilmo e Neusa ficaram na suite totalmente oposta, ficando dessa forma as 2 suítes do meio para os dois casais que chegariam logo mais , Werneck disse que depois veria a suíte da Sandra e o Zé .

Depois ele nos mostrou o salão de café, que é muito empetecado  de móveis antigos , alguns muito bonitos , porém a renite de Silvia já começava a se manifestar. Tudo arrumado , vamos para a rua . Estávamos à 100 mts do Túnel que Chora , que foi  feito por escravos e pinga água , mesmo quando não está chovendo . Uma observação nesse túnel só é possível passar carros em determinada direção um por vez, então quem chega na frente passa .  Chegando ao centro , notamos que tudo estava muito vazio, como nossos velhos e novos amigos chegariam logo , resolvemos ir na rua do calçadão, onde tem a estátua do seresteiro e tomar umas cervejas e petiscar alguma coisa té eles chegarem  , fomos no restaurante Dó Ré Mi , que fica na Travessa Geralda Fonseca, 31.

Antes porém tínhamos entrado  na loja de esquina que vende  camisetas com mensagens e letras de música , eu e Silvia compramos uma para cada um , a minha tem um pedaço da letra de "Eu sei que vou te amar", nesse pequeno passeio a pé , vimos vários prédios interessantes arquitetonicamente e  um restaurante chamado Tom Maior , que notamos serve Trutas , que proporemos aos nossos amigos e deixaremos para amanhã.

Voltamos ao calçadão e no Dó Ré Mi , pedimos cerveja, uma cachacinha regional e Neusa sugere uma porção de bolinhos de bacalhau, sugestão prontamente aceita por todos . Passada uma meia hora nosso amigos chegam . Edilmo e Neusa só conheciam brevemente um dos dois casais , eu e Silvia também só o Silvia e a Maria , então conhecemos o outro casal, que são o Ari e Meire e que se mostraram excelente companhia ao longo do passeio . Acabamos todos pedindo bebidas e mais porções nesse mesmo barzinho e quando era mais ou menos  23:30 , nos dirigimos para a pousada , para descansar , pois dia de viagem longa é sempre cansativo e nossos jovens , mas nem tanto, corpos pediam descanso . Uma coisa ainda martelava nossa cabeça , a cidade estava muito vazia .

Uma coisa hilária aconteceu , na volta do barzinho para a pousada o Edilmo saiu na frente , então o outro carro veio nos seguindo e não é que numa cidade minúscula dessa o compadre conseguiu errar umas três vezes o caminho de  volta , o que depois gerou uma gozação , principalmente do nosso mais novo amigo, o Ari , que dizia , que o Edilmo tinha levado todo mundo para fazer um City Tour noturno em Conservatória . Rimos muito , pois na verdade o astral de todos estava muito bom.