segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Carnaval em Campos do Jordão - Capítulo 3

16/02/2015 - Um dia para aguçar os sentidos - algumas das paisagens mais lindas que já vimos .

Como sempre cumprimos nosso ritual matutino , tomando um café da manhã bem caprichado , pois o dia hoje promete : tanto em coisas , visões e novidades boas , quanto em exaustão.

Nosso primeiro roteiro é justamente o Pico de Itapeva , que fica à aproximadamente 15 kms da Vila Capivari, temos que ir pegando o caminho no sentido da Vila Inglesa,  à medida  que começamos a subida rumo ao Pico , já  podemos notar  nessa parte alta da cidade , lindos hotéis , que mais parecem castelos suíços ou alemães , a paisagem a partir daí já vai ficando cada vez mais bonita. Percebemos que essa parte alta da cidade é bastante apreciada  pelo pessoal que curte byke , pois as descidas são extremamente íngremes e velozes .

Pouco antes  de chegarmos ao Pico, passamos por um lindo e tranquilo lago , onde uma equipe oferece alguns esportes , como canoagem  e mesmo uma desafiadora tirolesa , que atravessa o lago de uma ponta a outra.

Finalmente chegamos ao nosso destino, o Pico de Itapeva  e vale ressaltar algumas curiosidades sobre ele. É um dos maiores  picos do Brasil  com 2030 mts de altitude  e de lá , em dia de céu claro e limpo é possível avistar 15 cidades do Vale do  Paraíba. Embora todo mundo atribua o Pico à Campos do Jordão , ele etá localizado na verdade em Pindamonhangaba , embora seu único acesso seja pela estrada de asfalto que sai de Campos .

Infelizmente para nós  o dia não estava: nem limpo , nem claro, assim sendo não pudemos ter essa vista das cidades  e da mantiqueira , mas tivemos um espetáculo maravilhoso , que foi sentir-mo-nos acima das nuvens pois essa foi a nossa vista , simplesmente maravilhosa .

Uma última curiosidade  o Pico de Itapeva em indígena significa Pedra Chata  e uma coisa que me indignou foi ver esses mirantes maravilhosos abarrotados de barraquinhas de artesanato, vendendo roupas , malhas cachecóis e outros produtos , infestando a natureza ,  de comércio.

Após curtirmos alguns momentos contemplativos, começamos nossa descida , rumo ao nosso próximo destino que é o Horto Florestal de Campos do Jordão . Lá chegando , após pagarmos uma taxa de estacionamento que não tenho absoluta certeza, mas girava em torno de R$12,00 a R$16,00 , começamos a contemplar esse lugar que é extremamente bonito e bem conservado .

Imaginem uma área de 8.300 hectares  de natureza preservada , com araucárias centenárias , trilhas para caminhadas , áreas de pic nic  e muito mais. Isto é o Parque Estadual de Campos do Jordão . Principais atrativos : serraria movida  por uma roda d'água,  centro de visitantes , passeio de trenzinho na floresta , lojas de artesanato, áreas de pic nic , play ground, bosques , orquidário, viveiro de mudas , estação de psicultura (não aberta ao público). lago das carpas, restaurante Dona Chica , centro de exposições e bosque vermelho.


A primeira coisa que fizemos ao chegar foi parar  num café que há dentro do parque e que é muito agradável, após tomarmos um cafézinho quentinho, vamos a um passeio a pé que nos indicam , que é para conhecer a cachoeira , que dista da entrada uns 2 kms. Embora essa distância não seja nenhum absurdo, com o terreno acidentado e uma pequena chuva que se avizinhava , a distância ia parecendo cada vez maior . Eu  e Edilmo, íamos à frente ,  Silvia e Neusa, mais contemplativas vinham um pouco atrás , Silvia não havia levado tênis e seu sapato era inadequado para aquele tipo de trilha, mesmo assim seguimos até chegarmos ao destino que era uma cachoeira  com uma queda d'água de pouco mais de 2 mts de altura, o que não nos deslumbrou. Tomamos então o caminho de volta , paramos no Restaurante Dona Chica , achamos os preços caros e então resolvemos tentar a sorte em algum dos outros  restaurantes da estrada que já tínhamos passado.

Saímos então do Horto e passamos de alguns restaurantes muito bonitos , como , o Gato Gordo, mas achamos todos muito caros . Como aquele dia eu havia acordado com minha veia italiana  à flor da pele, sugeri uma massa numa cantina italiana que eu havia visto ainda em Vila Telma , na Av. Dr. Januário Miraglia , que foi o Nonna Mimi, sugestão aceita , nos dirigimos à ele . A fome era grande , pois já passava das quatro da tarde .

A cantina não era tão em conta , mais a qualidade da comida , aliado ao bom atendimento fizeram a diferença. Eu e Silvia,  pedimos uma lazanha ao forno , Edilmo e Neusa , picanha com arroz e fritas , pedimos também uma salada e no fim , comemos de tudo um pouco , pois todos os pratos eram bem servidos.  Terminado o almoço , fomos para o hotel descansar , pois naquela noite,  não pretendíamos ficar lá e sim passearmos no centro de Capivari.

Combinado o horário do encontro , encontra-mo-nos e  dirigimo-nos à Vila Capivari , novamente, com  muita dificuldade para estacionar o carro . Deixamos em um estacionamento da Av. Macedo Soares , depois passeamos um pouco por essa mesma avenida, pelas ruas  Djalma Forjaz e Marcondes Machado. Por fim fomos para a Europa, rsrsrs, ou  seja, fomos conhecer  o Shopping Gourmet Patio Paris , que fica na Macedo Soares . Encanta-mo-nos  com o lugar , especialmente pela beleza e também porque naquela noite lá se apresentava um músico muito bom , com um repertório excelente , que ia de Djavan a Lenine e lá reinava uma clima de tranquilidade muito legal .

Pedimos cervejas , crepes  e ficamos apreciando a boa música. Com arquitetura neo clássica o Pátio Paris é o primeiro Shopping Gourmet do Brasil e foi inaugurado em 2013 , ele une, umas poucas , mas bonitas lojas, um hotel no andar superior e um grande pátio de gastronomia  no térreo . Eu e Silvia já havíamos conhecido esse conceito em Santiago do Chile no Páteo Bela Vista .

Um dos charmes do lugar também , é a fachada  que traz uma charmosa réplica da torre Eifell que se tornou ponto turístico e local de fotos . Curtimos bons e descontraídos momentos nesse local . Saindo de lá demos uma pequena volta à pé e finalmente dirigi-mo-nos para o hotel , visando o repouso dos guerreiros . Hoje fomos merecedores, pois o dia foi cansativo , porém maravilhoso.

Até amanhã, último dia do carnaval .








































































Nenhum comentário:

Postar um comentário