sexta-feira, 8 de abril de 2016

Europa - Um sonho que se realiza - Da Torre de Pisa à modernidade de Turim- Capitulo 11

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo 

30 de Julho de 2009- Quinta feira - Um salto,  do histórico à modernidade 


Na noite da quarta feira já havíamos sido orientados por Miguel que todos deveríamos estar com as malas prontas  e café da manhã tomado até as 7 hs, pois seria um dia de muita estrada e  como dizia nosso guia estávamos gastando em Euros e por isso  nosso tempo teria  de ser muito bem aproveitado.

                                                 Rumo à Pisa  

Bem, instalados em nosso confortável ônibus , embora o ar condicionado às vezes falhasse , lá vamos nós em direção a mais um cartão postal da Itália , que é a cidade de Pisa , localidade da Torre inclinada . De Roma à Pisa a distância é  de 350 kms , ou seja , com as paradas obrigatórias faremos esse trajeto em aproximadamente 4 hs e 30 minutos.

Pisa é uma comuna italiana da região da Toscana, possui em torno de 86.000  habitantes em  uma área de 185 Kms quadrados  e é banhada pelo rio Arno.

Lá chegando o nosso Bus estacionou no local  destinado aos turistas e Miguel nos alerta que ficaremos livres para conhecer a cidade, seus principais pontos turísticos e almoçarmos , mas que nosso prazo para isso seria de 2 hs e que nosso ponto de encontro será  exatamente nesse estacionamento .

Lá fomos nós para o centro , onde tudo acontece , visitamos a chamada Catedral Romântica  e mais uma vez nos encantamos com o conjunto arquitetônico, tudo maravilhoso, mas é lógico que quem está lá é para ver a Torre ,  que fica quase ao lado da Catedral . Finalmente estávamos vislumbrando a obra que enfeitava nossos livros escolares  e principalmente nosso imaginário.  Não podíamos deixar de tirar aquelas fotos em que simula-se estar segurando a Torre e com isso demos boas risadas .

Algumas curiosidades sobre a Torre, ela é inclinada para o sudeste e sua parte mais alta tem 56, 70 mts , foi feito um trabalho de restauro entre  1990 e 2001, antes desse trabalho a inclinação era de 5, 5 graus , atualmente (depois do restauro ) a inclinação é de 3.99 graus  e sua construção começou em 09 de agosto de 1173.

Visitada então a Torre,  possivelmente a mais famosa do mundo , visitamos o comércio ambulante local, com seus souvenirs  e nessa visita além do nosso grupo tradicional  estávamos acompanhados pelo simpático casal Jimi e Ana , Quando falamos que íamos procurar um restaurante para almoçar Ana parece que leu meus pensamentos , pois ela disse "Jimmy é diabético e precisa comer carne ", ora eu também sou e queria carne porque eu estava  com vontade mesmo.

Débora e Magrão nesse dia preferiram fazer uma refeição mais rápida para aproveitar um pouco mais a cidade , então foram comer Pizza em Pisa, nós fomos a um restaurante , onde para variar o garçom não fazia a mínima questão de nos ajudar muito com nossas dúvidas sobre o cardápio. Tomamos cerveja , alguns quiseram pescados e eu tinha que ajudar o "Jimmy" , então pedimos um filé com batatas que estava mais ou menos , mas tudo para salvar a saúde do nosso amigo cearense .

Depois de satisfeitos rumamos para o estacionamento pois o prazo estava se esgotando , lá encontramos nossos amigos, Débora e Magrão , nos acomodamos e depois de dez minutos nosso ônibus seguiria viagem.

                                                Rumo à Turim

A distância de Pisa a Turim é de aproximadamente 330 Kms , então nossa viagem seria de aproximadamente 4 horas  , portanto  chegaríamos ao nosso próximo destino entre 18 e 19 hs.

Turim ( em italiano Torino) é a capital e maior cidade da região de Piemonte  e efetivamente  a quarta maior cidade do país , com uma população de quase 1.000.000 de habitantes , numa área de 130 Kms quadrados fica atrás apenas de Roma, Milão e Nápoles . Trata-se de uma cidade extremamente moderna e industrializada , pois lá é sede da Fiat, da Olivetti, Telecom Itália  e a rede de Tv  RAI , a cidade também foi sede dos jogos Olímpicos de Inverno de 2001 e foi capital da Itália entre 1861 e 1864.

Instalados no hotel em que passaremos a noite em Turim, combinamos com nossos amigos de nos reagruparmos depois de 1 hora para passearmos no centro da cidade . Então após um banho relaxante lá estávamos nós novamente indo para as ruas , dessa vez quem se uniu ao nosso grupo foram os mineiros Orsini e Vânia. Muito perto de nosso hotel passava um trem , muito moderno e bonito que nos levaria até a região central , a curiosidade é que não havia  um guichê ou um cobrador para comprarmos a passagem, mas sim uma máquina em cada vagão , onde você coloca o valor correspondente e pronto, se a pessoa fosse desonesta , talvez conseguisse andar no trem sem nada pagar então rimos e comentamos que sucesso isso faria no Brasil.

Outra  coisa bacana é como a arte se manifesta nos lugares públicos , pois tinha um jovem violinista tocando lindas músicas em nosso vagão .

Andar no centro de Turim é fantástico, além dos pedestres terem total preferência , nós conseguimos vislumbrar carros esportivos de luxo aos montes , por exemplo , passaram  por nós Ferraris prata e ouro, foi demais .

Depois disso tudo , resolvemos procurar um restaurante para jantarmos , Orsini e Vânia piraram quando viram um Mac Donalds e resolveram comer lanches , nós preferimos procurar um restaurante mais agradável  e achamos um lugar fantástico , fomos atendidos por uma italianinha muito simpática e  após comermos umas massas deliciosas a Silvia exibindo todo o seu italiano quis pedir a conta , então perguntou à garçonete : quanto sale? a moça espantadíssima falou, sale e apontou para o saleiro, aí perguntou: quer saber quanto custa? aí ninguém aguentou e foi um riso só . Essa tirada da Silvia ficou na história e até hoje nos divertimos quando lembramos disso.

Após nossa parada gastronômica , pegamos o mesmo trem de volta e fomos para o Hotel descansar , pois amanhã será um dia cheio de atividades maravilhosas .








































































































 

2 comentários:

  1. só pelo glamour das fotos já valeu. Completado com o relato detalhado de dados históricos e geográficos.... Super!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gezilda, bom saber que vc está curtindo o blog

    ResponderExcluir