quinta-feira, 14 de abril de 2016

Europa- Um sonho que se realiza- Saindo de Turim rumo à Chamonix e Paris- Capitulo 12

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo

31de Julho de 2009- Sexta feira - O Monte Branco , a charmosa estação de esqui e a Cidade Luz

Após uma noite maravilhosa de descanso , voltamos à velha rotina, malas postadas nos corredores , café da manhã tomado e lá vamos nós para nosso ônibus cujo ar condicionado parece que desencantou e voltou a funcionar bem .

Hoje pegaremos bastante  estrada , pois em nossa primeira etapa percorreremos 170 kms  de Turim à charmosa comuna de Chamonix , já em território francês e aos pés do famoso Mont Blanc. Como estamos saindo às 8 hs , deveremos estar chegando lá em torno de 10:00 hs da manhã .

No caminho já tivemos mostras de paisagens fantásticas que a proximidade com os alpes nos propiciariam .

Chamonix - Mont-Blanc é uma comuna francesa  do departamento da Alta Saboia , na região de Ródano- Alpes. Denominada comumente apenas como Chamonix,   é uma das  mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa, tendo o imponente Monte Branco  na parte meridional de seu território .

Chamonix  entra para a história , quando o conde Aymon I de Genebra faz doação do vale de Chamonix  à abadia de Saint- Michel de Piemont, Itália , território do ducado de Sabóia ,  que por isso faz parte da Casa de Sabóia  que nessa altura estavam integrados no Reino de Sardenha .  Mais tarde , no tempo da revolução francesa  e do império de Napoleão , torna-se um território francês . Em 24 de março de 1860, pelo tratado de Turim, o Ducado de Sabóia  é cedido à França  e em abril desse ano Chamonix torna-se definitivamente território francês  e toma o nome de Chamonix- Mont- Blanc, sendo a extensão "Mont-Blanc" o resultado de um acordo com a comuna francesa  de Saint-Gervais-les-Bains.

Mont Blanc

O pico do Monte Branco chega à 4810 mts de altitude , sendo portanto o mais alto da Europa Ocidental, e faz parte da divisória de águas entre o mar Adriático e o mar Mediterrâneo. O mais alto pico de todosé o Monte Elbrus na Rússia com seus 5.642 mts de altitude .

Ponto de partida para inúmeros percursos  de alpinismo no verão e de esqui no inverno, Chamonix e o Mont Blanc são o terceiro sitio mundial mais visitado no mundo  o que o torna uma estação de esqui  e ao mesmo tempo uma cidade altamente cosmopolita  e sempre muito cheia de vida  em qualquer época do ano.  Paralelamente  com seus 116,53 Kms2 , Chamonix é a quarta comuna mais vasta da França metropolitana e faz divisa com Itália e Suiça, ficando a cerca de 15 Kms de cada uma .

Vamos à nossa visita propriamente dita

Chegando à Chamonix , nosso ônibus  estaciona no local adequado  e Miguel  nos diz que teremos apenas duas horas para conhecer aquele lindo lugar e que em função do tempo curto não seria viável fazer o passeio de teleférico do Mont Blanc acima , nós muito disciplinados acatamos a sugestão de Miguel  e mais tarde nos arrependeríamos .

Conhecer aquele lugar foi algo assim fantástico, lembro que minha primeira atitude foi entrar num café para tomar um café ,  no que fui acompanhado por Edilmo e Neusa , embora eu tivesse estudado por 4 anos francês no meu curso fundamental na hora me deu um branco e eu simplesmente não lembrava de como era obrigado em francês , ainda bem que Edilmo lembrou e falou é merci , Fernando . Então após agradecer  e pagar pelos cafés fomos conhecer melhor o local .

Tudo era muito bonito e organizado , a arquitetura das casas , cafés, restaurantes  e hotéis é  de uma beleza contagiante . A população local é de apenas 10.000 habitantes e eu ficava falando para a Silvia que quando nós aposentássemos eu queria ir morar lá . Como estávamos em pleno verão o Monte não estava gelado, porém seu pico , que nunca descongela nos dava uma dimensão da beleza do lugar. Era só olhar para cima e aquela sensação de  beleza arrebatadora nos devorava .

No centro da cidade encontra-se a estátua de Horace Benédict de Saussure  em companhia do guia de montanha  Jacques Balmatque lhe aponta o cume do Monte Branco onde o naturalista e geólogo suíço pretendia ir fazer experiências e pelas ascensões que efetuou é considerado por muitos como o fundador do alpinismo.  Há lojas de souvenirs  e produtos voltados para o esqui e alpinismo em profusão na cidade .

Há vários rios que cortam a cidade e suas águas são cristalinas  e aí nos informaram que é água que vem do Monte , ou seja , da neve que vai derretendo. Por último entramos todos nós num super mercado , nesse passeio estávamos  nós sete , os três casais , mais a Patricia ,  onde nos fartamos de comprar queijos, principalmente Brie , vinhos, cervejas  e whisky em garrafinha pequena , todas essas delicias lá estavam com preços super convidativos , depois na nossa festinha noturna já em Paris experimentarei os queijos brie mais deliciosos que já comi em toda a minha vida .

Ao estarmos chegando já perto de nosso ponto de encontro avistamos a família Freire e agregados , ou seja , Plinio , Miriam , Juliana e os amigos Marcio e Mônica  e eles estavam maravilhados , pois desobedecendo a orientação de Miguel subiram de teleférico ao pico do Mont Blanc, senti uma raiva de Miguel nessa hora . Passada a raiva e já acomodados no ônibus nosso guia  nos avisa que faremos uma refeição leve e rápida num restaurante de estrada, pois ainda era cedo , perto de meio dia e tínhamos ainda  615 kms de viagem pela frente , o que com paradas e tudo daria em torno de 8 horas de viagem. Chegaríamos em Paris  portanto  já à noite.

Rumo à Cidade Luz

Após  uma viagem cansativa ,  mas com uma paisagem exuberante , fizemos nossas paradas obrigatórias e a parada maior para o almoço e finalmente estávamos chegando à Paris, cidade,
sonho de todos que viajam à Europa, passamos apenas por um trecho central , nos dirigindo à uma parte mais periférica que deve  distar do centro uns 10 Kms ,  é lá que ficaremos hospedados no Novotel , embora seja um pouco distante do centro, sempre ficamos bem localizados , perto de metrô e dessa forma conseguimos nos movimentar com facilidade. Era uma zona bem comercial e inclusive com comércio popular  e supermercado bem pertinho da gente. O hotel era bastante grande e lá ficamos sabendo que estava acontecendo um encontro mundial de uma igreja brasileira evangélica , então além de nós haviam mais uns 500 brasileiros lá hospedados .

Miguel nos avisa que no próximo dia haverá visita panorâmica a Paris , com algumas paradas , e após o almoço traslado até Versalhes e voltando visita ao bairro boêmio de Montmartre.

Notamos que em Paris a temperatura já diminuiu bem e também naquele dia que chegamos estava garoando, lembramos de São Paulo. Após deixar as malas nos quartos nos reunimos e fomos a  um restaurante  bem próximo do hotel, a ideia era tomar umas cervejas e comer alguma coisa , lá chegando encontramos Miguel e Vicente (o motorista), Eles indicaram para comer um cuscuz  e eu pedi , porém para nosso desencanto o restaurante era de africanos muçulmanos , por isso não serviam cerveja, não gostei do cuscuz pois estava com gosto de comida de macumba e para piorar chegou um outro africano por lá,  que eles por algum motivo não quiseram servir e aí foi começando uma briga bem perigosa. Todo mundo ficou bastante assustado e saímos logo de lá , nos dirigimos ao hotel e todos ao  quarto meu e de Silvia e lá fizemos um lanchinho com os queijos , vinhos, cervejas e whisky  que compramos em Chamonix, nunca comi um queijo brie tão delicioso. Depois disso , descanso pois o dia amanhã será longo e maravilhoso.