terça-feira, 22 de março de 2016

Europa- Um sonho que se realiza- Roma e seus encantos - Capitulo 9

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo

28 de Julho de 2009- Terça feira  - Roma, sua história e encantos 

Após tomarmos nosso café da manhã , partimos para conhecer um pouco da cidade , a qual tantas histórias já foram contadas, esse passeio seria uma Panorâmica e o guia local é que nos faria as honras , auxiliando Miguel e diga-se de passagem não gostamos muito dele, depois explicarei melhor o porque.

Roma é a capital e a maior cidade  da Itália , com 2.700.00 habitantes, porém a grande Roma possui 3.800.000 habitantes , sendo a quarta cidade mais populosa da União Européia e é a única cidade do mundo a conter dentro de si um país, que é no caso, o Estado do Vaticano.

Em nosso Bus, passamos por ruas com nomes de Papas e Imperadores , atravessamos bairros recentes construídos depois da segunda grande guerra. Conhecemos três Romas , a periférica  , onde moram os romanos, caracterizada por prédios baixos, não existem arranha-céus , a Roma com muitos carros , entre eles o Smart , carrinho que o guia fez a maior propaganda , com 2.700.000 habitantes tendo residência nessa região  e por fim a Roma histórica , que possui as grandes construções , como: a Basílica de São Pedro (Vaticano), a maior do mundo, inclusive nenhuma igreja católica pode ser maior que ela , sua construção começou em 1506, além da basílica também tem todos os museus e basílicas menores que também pertencem ao Vaticano, Fontana di Treve, Lavorna, com seus estacionamentos internos e a cidade é banhada pelo rio Tibre. A segunda Roma cresceu à esquerda do rio, vimos ruínas do Império Romano, várias colunas e pontes , caminho romântico, ruínas do coliseu, das Termas , do Fórum, Basílica de São João  e a  Igreja de Santa Maria Marjori, que acredita-se foi a primeira  feita para Nossa Senhora no século XV.

Apesar de Roma, ser a casa do Vaticano e da Basílica de São Pedro, a catedral da  cidade é a Basílica de São João de Latrão , localizada no sudeste do centro , em nosso passeio panorâmico passamos também em frente ao Pallazzo Senatorio , sede da Prefeitura da cidade  e também do Pallazzo Montecitório , sede do Parlamento da Itália . Na Europa a cidade irmã de Roma é Paris .

Terminado o passeio panorâmico , o ônibus nos deixou em frente à entrada para o Vaticano e nosso guia romano iria nos orientar ao que fazer para adentrar àquele mundo de religião, história e arte.


O passeio no Vaticano, dura em média de 3 a 4 horas e  lá dentro pudemos usufruir dos museus que há lá dentro , as várias obras de arte , além de cafeterias e restaurantes , mas é lógico que o ponto alto e mais esperado foi a visita à Capela Sistina que do ponto de vista artístico é um assombro , pois é um extenso  afresco concebido e feito por Michelangelo  entre 1508 e 1512  e foi encomendado pelo Papa Julio II .  Tudo lá era muito grande, todas as construções , a Praça São Pedro, enfim.  As expressões de todo o nosso grupo eram de total  êxtase , eu, Silvia, Edilmo, Neusa, Débora, Magrão e Patricia , todos encantados , alguns compraram algumas lembrancinhas , Silvia e Edilmo deixaram no correio para as respectivas mães um cartão postal do Vaticano que é assinado pelo Papa ( na época Bento XVI) e que certamente essas mães mais  fervorosamente católicas iriam adorar. Tenho que destacar , que a organização e a segurança são pontos bastante marcantes , pois sempre ouvimos falar da guarda suiça , mas vê-los em ação é espetacular.

Saindo do Vaticano , ainda demos umas voltas pelas ruas do entorno  e depois sob o comando de nosso guia romano fomos para nosso hotel , onde ele pediu que rapidamente  nos banhássemos e relaxássemos um pouquinho pois às 19 hs o ônibus nos deixaria no bairro boêmio de Roma, que é Trastevere .  Como qualquer bairro desse tipo, o que o caracteriza é o grande número de bares , restaurantes , vários com música ao vivo, enfim passamos algum tempo lá em um bar  tomamos algumas cervejas e aproveitamos em uma lojinha de conveniência para comprar os apetrechos para nosso pic nic de fim de dia.

Quando já faltava pouco para irmos ao ponto de encontro para pegar o nosso ônibus e voltar ao hotel aconteceu um fato inusitado, estávamos andando numa das ruas , indo na frente , eu , Edilmo e o Magrão e um pouquinho atrás , Silvia, Neusa , Débora e Patricia , eis que de repente surge um pouco à nossa frente uma italiana, alta, loura de mini saia e um bota branca de cano alto que vai  abrindo e entrando num Smart, pois é , o Magrão parece que perdeu os sentidos e ficou olhando fixamente para a cena, rsrs, Débora que vinha atrás percebeu e na hora chamou o Magrão na conversa , nosso amigo ficou todo desconcertado e ele que é de andar devagar , saiu que nem um torpedo andando, esse fato foi tão marcante , que até hoje brincamos com o Valter  sobre " o Smart de botas brancas", rsrsrsrsr.

Chegando ao hotel, de volta de Trastevere , cada um foi para seu quarto deixar suas coisas  e combinamos que iríamos todos nos encontrar na suite em que estávamos hospedados eu e Silvia para fazermos um pic nic romano , beber cervejas , vinho e conversar sobre tudo que havíamos visto naquele dia e nos preparar para o que viria no amanhã . As meninas fizeram questão de tomar a frente e fizeram uns lanchinhos maravilhosos que saboreamos alí na nossa varanda,  que era ótima para um encontro de fim de noite entre amigos . Depois fomos dormir , pois amanhã novas emoções nos aguardariam.












































































































13 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário e incentivo Neka, fique à vontade para ver qualquer postagem desse meu blog de viagens , é só acessar wwww.aventuradaviagem.blogspot.com. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Vivi 3 anos em Roma e como dizem; "uma vida só não basta para conhece-la". Pra mim a cidade mais encantadora que conheci durante meus quase 20/anos vivendo na Europa. Quero voltar!

    ResponderExcluir
  3. Que privilégio vc teve em ter morado esse tempo em Roma, da qual vou falar mais um pouco no próximo capítulo. Abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  4. Na próxima viagem me leve como guia rs

    ResponderExcluir
  5. Lugares maravilhosos, pelas fotos pode-se viajar. Mas a festa no ap estava muito boa heim ? Regada o bom vinho.

    ResponderExcluir
  6. essa sua iniciativa é fantástica. Quantas histórias boas ficam trancafiadas em nossas memórias, né. Lendo, me pus a pensar que nunca me debrucei nessa tarefa, talvez por falta de tempo ou mesmo preguiça. Parabéns Fe.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Gezilda, esse tipo de comentário me estimula a continuar. Estou sentindo como se realmente estivesse deixando de ter uma memória solta ao vento e passando a ter algo concreto, que se pode sempre relembrar e até pesquisar. Bjo

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Patricia, você vivenciou tudo aquilo conosco, precisamos fazer novamente e agora conheceremos seus dois novos amores .

      Excluir