terça-feira, 17 de novembro de 2015

Europa- Um sonho que se realiza - Toledo e Escorial - Capitulo 3

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo

22 de Julho de 2009, quarta feira  - De Madrid a Toledo

Acordamos bem cedo, conforme a orientação de nossos guias , que sempre diziam que estávamos gastando em Euros e portanto tínhamos que aproveitar ao máximo. Por isso , já em função dessa orientação às seis e trinta da manhã estávamos tomando o café da manhã do hotel e nos preparando para  o espetáculo que seria conhecer Toledo e Escorial.

Débora e Magrão estavam incrivelmente pontuais , fruto da lambança do dia anterior, para nosso deleite e divertimento a própria Débora reconheceu que pisaram na bola, mas que daí para frente ela e Magrão seriam viajantes e excursionistas exemplares .

Toledo dista de Madrid 89 Kms, portanto será uma viagem de  mais ou menos 1 hora . Já no ônibus e  ainda percorrendo as ruas de Madrid , Jesus , o nosso guia , fala um pouco mais sobre a cidade , que é dividida em duas partes:  ao  Norte , que é o setor mais elitizado , com residências mais caras e luxuosas e o sul, que é a região mais industrial , onde há mais moradias populares padronizadas , passamos ao lado do rio Manzanares , que banha a cidade e notamos que em alguns setores Madrid se assemelha a m canteiro de obras , muitas são construções de praças . Certamente o governo espanhol está investindo pesado na construção civil para amenizar os efeitos da crise econômica que  assola a Europa desde 2008 .

A cidade de Madrid é a maior da Espanha  e sua população é de  3.500.000 habitantes, a grande Madrid chega a quase 7.000.000 de habitantes .

À medida que nos afastávamos do perímetro urbano e começávamos a pegar a estrada , percebíamos o solo seco e arenoso e isso nos intrigava, da mesma forma que ao começarmos a aterrissar,  do alto , no avião , víamos o solo próximo ao aeroporto, como se fosse um pequeno deserto, ainda discutiremos isso , mas no caminho também  apreciamos a visão de plantações de oliveiras  e também  girassóis para produção de biocombustíveis .

Toledo

Após um tempo de viagem , o ônibus estaciona , descemos e extasiados olhamos ao redor e para cima, parece que voltamos no tempo, estamos em Toledo , a cidade medieval, igual ao descrito nos  livros e nos filmes , é muita beleza. Todos estamos encantados , Débora , talvez por ser historiadora, um pouco mais . A cidade é banhada pelo rio Tejo e foi construída aproveitando-se de suas muralhas naturais agregadas às que foram construídas . Pode-se sentir que ali foi palco de lutas ferozes entre espanhóis e muçulmanos , mas ao mesmo tempo, em vários aspectos,  mas principalmente na arquitetura  nota-se a influência de três religiões e culturas diferentes : O cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

O que achamos engraçado é que toda essa história e tradição hoje misturam-se à modernidade  , pois foi construída pelo governo em 2001,  uma escada rolante , que leva os turistas  para a parte alta da cidade . Brincávamos , dizendo que deveria ser engraçado na época , subir com o cavalo naquela rolante , rsrsr.

Antes de vermos qualquer outra coisa , ao chegarmos à parte alta, tem que se fazer uma parada obrigatória na loja de souvenirs. O lugar é encantador , pois ali mesmo fabricam-se espadas que são vendidas, assim como trajes medievais (armaduras, etc) , em outro ambiente,  outro artesão mostrava a arte de damasquiar com filetes de ouro (damasquiar vem de Damasco e aí mais uma vez a influência da cultura árabe). O simbolo de  Toledo é a espada , pois tinham a fama de ter o melhor aço e produzirem as melhores .

Saindo da loja passeamos pelas ruas, ruelas e vilinhas de Toledo, além de adentrar em suas Igrejas para contemplar a arquitetura . O centro administrativo ( Prefeitura ) conhecido como Ayuntamiento , também muito bonito. Depois de bastante caminhar , almoçamos em um restaurante bastante aconchegante, onde nos serviram pães de vários tipos. Os pratos à base de peixes estavam ótimos . Saindo do restaurante , comprei algo que me acompanharia o resto da viagem, um chapéu bonito (tipo Panamá) que virou motivo de brincadeira entre nós , pois diziam que era o Fernandinho Jones  e cantavam a música : tan tararan tan taram , tan tararam , tan tarantantan. A Débora dizia que eu tinha virado super herói e que agora nem a gota , nem a falta de uma cachacinha me deteriam .

Voltando a Toledo, seus pontos  mais importantes são: Ponte de San Martim (séc. XIV), Igreja São João de los Reis ( 1479- para Isabel), Paróquia de Santa Leocádia , onde havia a convivência de judeus e cristãos , além da Igreja de Santo Domingo e a Catedral de Toledo que era um antigo Ajuntamento ( centro politico administrativo).  São 70.000 habitantes, 20.000 dentro, 50.000 fora das muralhas .

Chegávamos ao fim da visita à Toledo, com certeza a cidade medieval ficará marcada em nossas memórias , todos estávamos deslumbrados . Todo mundo tirou muitas  fotos , que aliadas à esse relato meu e de Débora, nos ajudaram a sempre lembrar desse local tão marcante.

Como diria a Débora, Viva Toledo, Olé . O dia não terminou.

Rumo à Escorial

Nos despedimos de Toledo e seguimos rumo ao norte de Madrid, região de serras  e com construções mais luxuosas . No caminho novamente , muita plantação de oliveiras e girassóis .

Chegando ao Escorial novamente somos tomados pelo assombro o lugar é gigantesco e luxuoso demais . o Escorial de São Lourenço foi a moradia dos reis construído por Felipe II que transferiu na época a sede politica para essa região. Além de um suntuoso palácio com 1080 habitações , possui um mosteiro e uma Igreja . Depois das Pirâmides é a segunda maior construção em pedra até hoje. O santo padroeiro é São Lourenço.

Felipe II casou-se 4 vezes , buscou em todos os matrimônios o seu primogênito. Sofria de gota (que nem eu) e no final de sua vida  levou mais de oito dias  de viagem de Madrid, sendo carregado delicadamente para não padecer de dor , vindo a falecer nesse Palácio.

Aos 25 anos vencia os turcos e aos 31 morria  como um grande rei. Seu filho Felipe III (filho da quarta esposa) governou até 1598 e assim seguia a dinastia até  Carlos V, também detentor de poder absolutista.

Além das histórias vimos vários sepulcros, de todas as formas , na parte principal  apenas os restos mortais dos reis e suas mães. Saímos até deprimidos de tanto velar tumbas de nobres defuntos, rsrsrs.

Além dos túmulos, vimos uma arquitetura deslumbrante , obras de arte e uma biblioteca riquíssima . Vários livros manuscritos por várias gerações de monges . Nessa biblioteca do Real Mosteiro de São Lourenço existem livros de 1029, como por exemplo "As cantigas de Maria".

Toda essa história , além dos bastidores de reis e rainhas ouvimos do Sr. Pedro Munhoz que nos monitorou nesse passeio e disse-nos que é descendente da família real.

Como representante da corte  nos guiou para uma loja  que por acaso lhe pertence  e nos apresentou licores e rosários feitos pelos   monges , que aliás estavam mais caros que em outros lugares , mas segundo o Sr. Pedro eram originais .  Ali algumas das mulheres fizeram sua contribuição para com a "nobreza".

Retornando à Madrid

Novamente em nosso ônibus , cujo ar condicionado às vezes funcionava, às vezes não, fomos retornando à Madrid e ao nosso hotel. Chegamos às 18:30 hs e a Débora tinha a ilusão de que ainda daria para ir ao Museu do Prado, doce ilusão. Isso causou nela uma frustração tão grande , que,  apesar   de estarmos tomando uma cervejinha e relaxando de um dia intenso,  na praça de alimentação (aquela do metrô , que é integrado ao hotel), aí aconteceu que Débora  apesar
 de tudo que fizemos , começou a reclamar sem parar e aí rolou um estresse entre ela e o Edilmo, mas nada que entre amigos não se esqueça de um dia para o outro.