quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Europa- Um sonho que se realiza- Conhecendo Madrid - Capitulo 2

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo

21 de Julho de 2009-Terça feira - Primeira tarde em Madrid

Chegamos ao hotel  e após nos instalarmos , descansamos um pouco, tomamos um belo banho e fomos ao Bar do Pepe , em frente ao hotel. Após olharmos o menu e pedirmos a sugestão do garçom, experimentamos uma porção de Jamon ( pronuncia-se ramon,  que é o presunto espanhol ) e outros frios acompanhados de salada e de um pão muito bom, tudo isso regado à uma excelente cerveja tirada  de  um tanque especial. O que não nos agradou foi o jeito do garçom, muito ríspido para o nosso gosto, pois até na hora de colocar os temperos na mesa o fez com rispidez, manchando um pouco a roupa da Silvia, esse profissional melhorou no tratamento depois que levou uma bronca do Edilmo, aí ele baixou um pouco a bola .

Voltando para o Hotel , que era integrado com o Metrô e havia , lojas e praça de alimentação, ali tomamos um cafezinho e voltamos  para a recepção onde conheceremos os guias Alessandro e Jesus , além do grupo de latinos e brasileiros que nos acompanharão durante todo o passeio.

Já fomos convencidos a fazer no dia seguinte um passeio ao Escorial, custo por pessoa 30 euros , nosso cérebro já começava automaticamente a multiplicar tudo por 3, que era mais ou mais o que valia em relação ao real. Débora não tinha percebido que ao topar tal passeio, teria aberto mão de um dia livre , onde poderia se quisesse conhecer o famoso museu do Prado e isso para ela iria se mostrar terrível .

Depois de tudo  fizemos uma visita panorâmica às  ruas de Madrid e nessa descrição vocês poderão perceber a mão da professora e historiadora Débora , pois no tour vimos:

Castelhano e as quatro Torres modernas, Praça da Castilha,  estádio do Real Madrid, Ministério de Franco. Faculdade de Engenharia, Gran Via, Museu do Prado, Praça Espanha, onde paramos para tirar fotos  de Dom Quixote e  seu fiel escudeiro Sancho Pança, Palácio do Oriente , Catedral de Madrid. Teatro de ópera , Praça Cristóvão Colombo, parques e diversas avenidas .

Madrid na verdade é uma cidade dividida em várias partes:  a moderna representada  pelo domínio
árabe dos séculos IX  e XI com a fortaleza do Califado  dando  origem à  cidade Majeric (mãe das águas) dando origem ao nome Madrid,  a Majestosa  representada pelos reinados , principalmente em 1805, quando o rei Afonso VI uniu os reinos de Navarra e com a união já no século XIV de Isabel de Castelo-Castilha  com Fernando de Aragão, fortaleceu a coroa , formando a Espanha de fato. Nesse reino expulsaram definitivamente  os mouros da península ibérica , no ano de 1492, quando então Colombo foi agraciado por Isabel que queria ampliar seus domínios . No reinado de Carlos V,  1519-1561 é que o nome da cidade é trocado por Madrid, é um período de grandes conquistas  entre as quais a América . Toda essa história está destacada nos monumentos da cidade .

Outra parte demarcada é a de período dos déspotas esclarecidos , que exerciam seus poderes absolutistas , mas buscavam paralelamente o conhecimento nas diversas correntes filosóficas  e artísticas  que emergiam de toda a Europa.

Já num período contemporâneo, tivemos em vários países da Europa, ditaduras e governos fascistas
que deixaram suas marcas. O período franquista também deixou suas marcas na arquitetura da cidade, que era fria e escura , traduzida pelas mortes  e massacres decorrentes desse governo.

É interessante que todos esses monumentos convivem com uma Madrid  moderna que não para de se reconstruir ao mesmo tempo em que preserva sua História .

Como relatei anteriormente paramos na praça que homenageia Miguel de Cervantes, através da escultura grandiosa  de Dom Quixote e de Sancho Pança, tiramos muitas fotos, algumas engraçadas outras não, lá conhecemos Jimy e Ana que estavam no mesmo passeio que nós  , um casal de Fortaleza que se tornariam muito próximos de Débora e Magrão . Depois no caminho o guia nos mostra na região central o famoso mercado San José e a Plaza Major .

Depois  o ônibus em que estávamos parou numa garagem subterrânea e nos deram vinte minutos de passeio livre . Lá em cima estávamos ao lado da residencia do General Franco e ao lado uma catedral e um teatro, era tudo monumental, só que a Débora e o Magrão quiseram ir à Catedral e nós avisávamos que o tempo estava acabando, conclusão , sem nossos amigos voltamos para o ônibus  e embora avisássemos que eles  estivessem lá, o ônibus partiu e ficamos pensando em nossos amigos e criticando sua falta de disciplina, talvez nós é que estivéssemos exagerando ou com inveja .

Como já eram quase oito horas da noite , embora ainda estivesse claro devido ao horário de verão, pedimos aos guias que nos deixassem na região central, perto do mercado San José  e ele assim o fez.
O mercado é deslumbrante com aquela profusão de cores e sabores que caracterizam esses lugares da Europa, além de ter ouvido lá pela primeira vez os termos "tapas e porras", que são porções de comidas e aperitivos para beber , pela ordem das palavras . Depois fomos eu Silvia , Edilmo e Neusa à Plaza Major , que é diferente de nossas praças , pois não há jardins , nem bancos , apenas um grande espaço aberto , cercado de hotéis e barzinhos e restaurantes com mesas na rua de fronte à praça.

Percebemos também como é democrático esse espaço, pois vimos grupos de cantores , um outro grupo colocava um tablado no chão e apresentava dança flamenca e grupos religiosos também se apresentavam, curtimos legal aquele momento .

Depois descemos a ladeira que é lateral ao mercado e à  praça e entramos num restaurante que achamos simpático. Lá pedimos uma paella para os quatro e vinho da casa em jarra . Foi a melhor paella que já comi em toda a minha vida, minha mãe que não me ouça, pois ela como filha de espanhóis já havia feito para mim, mas aquela era à  marinara , não levava frango nem carne de porco, apenas frutos do mar , nessa hora nem pensei em minha "gota"

Parecia que já conhecíamos  bem a cidade , pois depois disso tudo, facilmente pegamos o metrô  e rapidamente chegamos ao hotel , preocupados com nossos amigos perdidos que ainda não haviam chegado. Amanhã eles nos explicarão o que  aconteceu, agora é tratar de descansar pois amanhã será dia da cidade medieval de Toledo e Escorial.