quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Europa- Um sonho que se realiza - De Barcelona à Cannes , na França - Capítulo 5

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo

24 de Julho de 2009- Sexta feira - Barcelona, depois  cruzando os Pirineus  e chegando à Cannes - Já estamos achando que somos artistas .

Novamente acordamos bem cedo, em  torno  de 6 hs e 30 min, nos  dirigimos ao café da manhã, que é sempre muito gostoso  e a grande novidade agora é que nossa mesa não é mais de um grupo de 6 pessoas  , agora somos 7 , pois Patricia está totalmente integrada ao nosso grupo e pela  visão deturpada , que é uma garota frágil viajando sozinha , tem-se a  errada concepção de que temos de protege-la, bobagem, pois ela se mostrará ao longo  da viagem  bastante independente e colaborativa .

Bem, hoje é uma manhã de passeio livre. O ônibus nos deixa na Praça Colombo, onde nos despediremos da Débora e o Magrão, pois eles irão ter um encontro muito esperado com a prima da Débora, a Encarnacion. Depois eles nos contarão como foi o encontro.

Nós subimos a Rambla , logo de cara percebemos a profusão de artistas  que estão a se apresentar, vão desde estátuas vivas, pintores de retratos , artesãos de todos os tipos e pintores de telas em geral, a arte está em todos os lugares , passamos em frente ao Mercado San José  , que é o equivalente ao nosso Mercado Municipal aqui de São Paulo, mas deixamos para parar na volta . Subindo mais a Hambla já começamos a nos deparar com mum comércio mais forte, assim como casas de espetáculos, algumas inclusive levando o nome de artistas catalães , como o arquiteto Gaudí, o pintor surrealista Salvador Dali e o escultor e pintor  Juan Miró.

Ao estar em contato, com tanta fonte artística, não pude deixar de pensar em outros artistas espanhóis que foram inclusive fonte de inspiração para os outros já mencionados , como o multi artista Pablo Picasso, que nasceu em Málaga e depois se naturalizou francês e o maior poeta espanhol , Federico Garcia Lorca, provavelmente assassinado pela ditadura franquista que nasceu em Fuente Vaqueros , na Andaluzia . Não pude também deixar de ouvir inconscientemente  a música de Caetano Veloso "Vaca Profana", que tanto cita a Espanha, Barcelona , Gaudí e outros .

Começamos a nos aprofundar nas ruas do bairro Gótico e percebemos que as ruas estavam muito desertas , assim voltamos para trás , não sem antes provar um café , num lugarzinho bem simpático, pude notar nas ruas de comércio mais intenso , em algumas lojas , como faz sucesso nossas sandálias havaianas , que por lá são caras , mas também encontram-se lá muitas imitações com preços bem mais em conta  (chinesinhas ).

Resolvemos voltar para o ponto de encontro , mas  não sem antes parar no Mercado , que é simplesmente maravilhoso, a profusão de espécies de produtos, frutas , frutos do mar  é simplesmente maravilhoso e muito colorido. O mercado é muito grande  e o que nos deixou intrigados foi o box de caranguejos , com eles todos vivos e andando uns por cima dos outros e invariavelmente alguns deles caindo no chão , na nossa frente . Passear pelo mercado foi fascinante.

Voltamos ao ponto de encontro e lá encontramos  com Débora , Magrão, Encarnacion e seu namorado, tiramos algumas fotos juntos conversamos um pouco, mas o tempo urgia e assim por último como estávamos ao lado do porto, Débora pediu que sua prima a acompanhasse para que ela pusesse  literalmente as mãos no Mediterrâneo. As duas primas trocaram presentes , vinhos e doces da Espanha e Débora lhe deu goiabada cascão e doce de leite , depois despediram-se,  com Débora quase se esvaindo em lágrimas . Adios  Encarnacion, hasta la vista baby .

Entramos no ônibus e Débora ia freneticamente nos contando de seu encontro com a prima, foram a um shopping e compraram algumas lembranças . Eu e o Edilmo ganhamos  duas gravatas , a dele eu não lembro, a minha tinha figuras do Mickey, eu guardei a minha naquela aba que tem na cadeira do ônibus e infelizmente nunca mais achei.

Magrão e Débora compraram uns lanches e coca cola para eles e quando já instalados no ônibus Miguel os viu abrindo as merendas , fez um baita dum sermão sobre o fato que não se devia consumir essas coisas dentro do Bus , nosso  casal de amigos não sabia que teríamos uma parada para almoço.

Rumo à França - Atravessando os Pirineus

Seguimos rumo  ao vale dos Pirineus, passamos perto de Genova, outro importante centro comercial da  Itália.

Como Anibal . grande conquistador que seguiu a cavalo para conquistar Roma pelas cordilheiras dos Pirineus , seguimos também bravamente , sem saber o que  teríamos pela frente .  Passamos por Andorra , vimos o Pico Monte Aneto, com seus 3400 mts de altura, 5 montanhas com mais de 3000 mts , onde vários castelos foram construídos   nas batalhas de Catalão , contra franceses e piratas (guerras hispânicas-francesas).

Conta Débora, que ao entrar em território francês pela primeira vez, eu liguei para Magali, minha irmã e como comprimento disse: acabei de entrar em território francês  e Magali respondeu: Aqui em São Caetano do Sul, não para de chover. Isso sim é que é uma ligação internacional , rsrsrs .

Continuando nosso tour, passamos por Narbone, bela cidde com construções medievais , depois Tau, cidade produtora de ostra , capital Montpellier , 220.000 habitantes , onde nasceu São Roque , região produtora de cognac , vinho e queijo Roquefort, seguimos pela via Dominitu, 20 milhas à frente , via Aurélia , caminho para Roma desde o Império (as famosas vias apias). .

Passamos por Nive, considerada a Roma da França , famosa por sua sarja que Levi Straus  levou para a Califórnia e depois para o mundo,. Passamos por Garons , área da salinas , por Alles, cujo rio com o mesmo nome corta o município e é um dos maiores da França , é onde Van Gogh viveu seus últimos dois anos de vida  é uma cidade de construções medievais .

Seguimos contornando os Montes Apeninos e depois de tanta informação e paisagens históricas , fizemos uma parada (mais uma) , pois a cada 3 horas dirigidas o motorista do ônibus tem que fazer 20 minutos de descanso , é lei, nessa última parada do dia . Edilmo , Neusa e Silvia compraram uns queijos, pães  e vinhos para fazermos uma festinha à noite , afinal tínhamos muito a comemorar .

Cannes

Depois  de um dia bem cansativo de estrada , já em território francês e já não sabendo direito que língua falar,   chegamos à Cannes , em torno das 21 hs  e nos instalamos no Hotel Holiday In , como todos os outros hotéis , afastado do centro histórico. Cansados , nos instalamos em nossos quartos  e Silvia teve que se desdobrar para arrumar outro cartão do quarto de Débora e Magrão ( sempre eles), pois eles fecharam o quarto com o cartão dentro.

Após um bom banho, nos encontramos no saguão do hotel  e fizemos uma festinha  divertida e organizada, que contou com a astúcia de Silvia , que gosta de apreciar um bom vinho. Ela além de ser dona de um bom caráter , tem essa coisa do inglês fluente , que deixava a todos aliviados , pois na hora da encrenca ela apertava a tecla SAP e já era, tudo se resolve.

Ao final de nossa festinha , lá no hall conhecemos um casal de italianos , que nos perguntaram as horas em francês, aí foi uma enrolação , mas no fim deu tudo certo. Fomos dormir , pois amanhã será dia de falar com biquinho, rsrsrsrs