quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Europa- Um sonho que se realiza - De Cannes a Veneza em um só dia - Capítulo 6

Autores: Fernando Turco e Débora Gonçalves Antelmo

25 de Julho  de 2009- Sábado - Descobrindo  a Cotte D'Azur (Costa Azul) e dormindo em Veneza
Mais uma vez quero lembrar que estou dividindo a autoria deste blog , seção européia (chique não), com a Débora , pois sem suas anotações não seria possível lembrar tantos detalhes de uma viagem tão rica em dados históricos, imagens,  cores, aromas e sabores

Voltando à rotina matinal , banho, malas nos corredores , partimos para mais um dia ensolarado e diferentemente do que imaginávamos não conheceremos Cannes , cidade tão falada , dos festivais de cinema , Miguel nos diz que por falta de tempo não será possível  nem fazer uma panorâmica por Cannes e sim, iremos direto e aí faremos uma parada em Nice . Magrão então solta uma das suas piadas brilhantes para Miguel dizendo que " Então entramos pelos Cannes" , nosso guia não entende nada e assim a viagem prosseguiu , rsrsrs.

Edilmo naquele momento já sinaliza que está com algum problema em seus olhos, pois estavam muito irritados: podia não ser nada, como também  podia ser alguma coisa mais complicada  .

Seguimos viagem pela chamada Costa Azul, assim denominada por ser  contornada pela cor azul do mediterrâneo , região pertencente ao dominio italiano até o século XVIII. A caminho de Nice desfrutamos  de uma linda paisagem. O nome Nice vem de Niza , que deriva do grego Nikára (vitória).

Nesta  cidade nasceu Garibaldi, grande guerreiro, que após sua passagem pela guerra dos Farrapos no Brasil lutou pela unificação da Itália, junto com sua companheira Anita Garibaldi. Hoje seria francês e não italiano .

Nice possui 345.000 habitantes  e um pouco mais de 1.000.000 em sua área metropolitana , é a segunda  cidade turística francesa , sendo que seu aeroporto é o segundo da França em movimentação.

Logo que chegamos à Nice , fomos deixados na Praça Garibaldi , onde passa o Elétrico (trem), onde há a feira  ( equivalente à nossa feira livre) e uma das coisa que mais chamou a atenção das mulheres foram as flôres , lindas e com perfumes fantásticos , pudemos ali ver um Cassino, alguns hotéis em estilo bem retrô e finalmente o banheiro público, em que você tem que pagar , se não me engano 1 Euro para fazer um xixi e lavar o rosto e o banheiro é horrível . A cidade realmente é linda , andando ainda pelo centro fomos à uma farmácia e  a  Neusa e Silvia entraram e compraram um colírio comum para ver se aliviava a irritação do Edilmo.

Andamos um quarteirão e pronto , estávamos na praia , que visão maravilhosa , olhar para o azul daquele mar . Descemos uma pequena escadaria para a praia e sentimos um odor muito forte de urina e aí pensamos: pois é , não é só brasileiro que faz coisa errada , mas era um xixi francês, rsrsrsr. Aí é que percebemos que as praias não são de areia  e sim de pedras de todos os tamanhos , para andar na praia só mesmo de chinelo.

Topless das Hebes

Reparamos várias mulheres com a parte de cima desnudas , mas eram todas já septuagenárias , então Magrão brincando disse que eram todas primas da Hebe Camargo, rimos muito .Patricia , Neusa e Débora tiravam muitas fotos .

Passado o tempo determinado fomos ao encontro dos demais e do ônibus para prosseguir viagem. Nos instalamos no fundão, que é normalmente onde ficam os bagunceiros . Passamos por uma serra que contornava toda a cidade  e dos pontos mais altos pudemos apreciar paisagens únicas ,do porto, das embarcações, do mar e tudo isso apreciando residências e edifícios de estilo arquitetônico incomparável . Nessa região cultivam-se lavandas  e outras flores para a utilização na fabricação de perfumes .

Como os perfumes franceses são muito famosos nosso guia nos levou à uma fábrica de perfumes chamada Fragonard, que fica logo depois da saída de Nice , onde lá explicaram todo o processo
da fabricação e depois nos levaram à loja da fábrica, quem quis comprou. Na parte externa tinha um evento  que apaixonou a mim e outros muito mais , tinha uma Ferrari em exposição onde você pagava 40 Euros para dar uma voltinha monitorada por 20 minutos e 80 Euros dirigindo , o neto do Sr. Luis realizou esse desejo e nos otros ficamos babando de inveja .

Rumo à Mônaco, chique demais, porém com Débora no Procon

Apenas 20 kms a leste de Nice encontra-se o principado, depois de percorrer nesse pequeno caminho paisagens maravilhosas e inusitadas  pudemos ter as primeiras impressões desse que é o segundo menor Estado do mundo ( 202 hectares) , ficando atrás apenas do Vaticano.

Em 1297 a família Grimaldi que foi expulsa de Roma comprou esses terrenos e criou uma dinastia que segue até nossos dias . Alberto e Stefania são o príncipe e a princesa  atuais. A cidade é dividida em três bairros : Cidade Velha , El  Picorto ( onde tem o Grand  Prix de fórmula 1 desde 1911)   e Montecarlo.

Possuem um Museu Oceanográfico, uma Catedral onde se encontram os túmulos da família real , além de outras construções e o Cassino. Sabem o que mais eles possuem , carros luxuosos: foi a maior concentração de Ferraris , Lamborghinis  por m2 que já vi até hoje.

Sem dúvida as principais fontes de riqueza do principado hoje são : o turismo, aí incluso  o Cassino, o setor imobiliário e o fato de ser um paraíso fiscal , ou seja lá os investidores  não estão sujeitos à Imposto de Renda .

Conhecemos o forte , seus canhões enferrujados , sua guarda elegantemente trajada  e aí decidimos almoçar , paramos em um pequeno restaurante que parecia ser simpático e decidimos que comeríamos massa , porém , como nem tudo é perfeito, a comida não estava boa e o atendimento do casal de franceses foi péssimo. O Magrão pegou um cartão do estabelecimento  e Débora jura que irá ao Procon oficializar uma queixa , rsrsrsrsrs.  Ainda bem que o bom humor e leveza de todos estava nas alturas e sempre víamos o lado melhor das coisas .

Veneza , aqui vamos nós

O dia hoje para variar será bastante exaustivo e também produtivo, embora uma boa parte tomada pela estrada pois de Mônaco à Veneza são 563 Kms de distância e lembrando que a cada 3 hs percorrida tem de ter 20 minutos de descanso , então são aproximadamente 7 hs para chegarmos ao nosso destino de hoje . seguimos a Riviera Italiana no caminho conhecido  desde o império romano, a famosa via Aureliana (homenagem ao imperador Aureliano), que segundo Miguel , ao  segui-la chegamos ao Vaticano.

No percurso de Nice à Roma existem 203 túneis , por se tratar de região muito montanhosa , as estradas são estruturadas e perfeitas  e segundo nosso guia totalmente diferentes das estradas do sul , que são esburacadas e mal cuidadas , aliás essa é uma característica da Itália, o norte é progressista e economicamente bem situado e o sul é mais atrasado  ,  mais pobre e inclusive ainda em muito dominado pelas máfias .

De qualquer forma , o que notamos é um solo mais fértil e as plantações ( os girassóis , as parreiras, e as oliveiras ) são muito mais viçosas e estruturadas do que vimos na Espanha .  Antes de chegarmos à Veneza, passamos por Verona , cidade de Romeu e Julieta , segundo Miguel há indícios de que havia uma rincha entre duas famílias na região . Nesta cidade tem a casa de Julieta  e em Veneza tem uma estátua  de bronze , onde somente uma parte é brilhante, os seios e diz a lenda que toda mulher que tocar o seio direito da Julieta arrumará marido, o mesmo valendo para todos os homens que quiserem esposa .

Finalmente já à noite e lembrem que na Europa no verão escurece lá pelas 9 ou 9:30 da noite , nesse dia nada mais se fará , chegamos ao hotel que fica na parte periférica de Veneza , ainda no lado continental, Amanhã realizaremos um de nossos maiores sonhos . Lembro que de tão cansados , chegamos e antes mesmo de tomar banho, paramos  no bar do Hotel que logo iria fechar e eu e Silvia tomamos um Cognac Espanhol muito bom ( cognac Brandy Osborne)  e depois cervejas , foi no bar que eu  e  Silvia  travaríamos o primeiro contato  com uma  família que se mostraria muito importante e necessária ao longo da viagem, a família Freire.