segunda-feira, 16 de setembro de 2019

De Brasilia a Alter do Chão- Um paraíso encravado no Pará - Capítulo 1- Leiam mais ...............

31/08/2019- Sábado - Revendo amigos muito queridos em Brasilia - Uma chácara deliciosa  em Sobradinho. 


Mais uma vez eu ( Fernando) e Silvia,  arrumamos as malas e zarpamos para mais uma "Aventura da  Viagem", dessa vez estaremos indo rumo ao desconhecido (para nós), na região norte do país .

Antes porém , de acordo com a nossa programação , sairemos de São Paulo- Congonhas no voo das 7:40 hs desse sábado e chegaremos  no Distrito Federal às 9:30 hs , de lá pegaremos um UBER até o Shopping Center de Sobradinho , que é uma das cidades  satélites de Brasilia e encontraremos o Ademir Maranho (eterno Magrão)  na entrada do estacionamento , que é pequeno, ao nos encontrarmos,  trocamos abraços bem saudosos e afetuosos , afinal nos conhecemos ha muito tempo.

Para esclarecer, o Magrão mora  na região  central da  cidade em apartamento e tem esse refúgio , que eles chamam de "Fazendinha " a 5 kms de distância . Então,  vamos primeiro para a residência urbana de nosso  amigos e lá conhecemos sua família : sua esposa Ana Lúcia ,  que é a simpatia em pessoa e seus filhos : Matheus e Thiago . Nos é oferecido um café e em seguida vamos para a chácara .

Nem preciso dizer  que foi um sábado maravilhoso , o Magrão e a Ana  foram anfitriões excepcionais , além disso a beleza do lugar nos dava aquela sensação de preguiça gostosa . A casa é espaçosa e  fresca, são 20.000 m2 de área plana , com vários pés de frutas: pequi, mexericas , laranjas , um galinheiro bem montado e uma oficina , onde o Ademir pratica suas artes de cutelaria ( inclusive
acabou consertando e afiando uma tesoura e um alicate de cutícula da Silvia).

Magrão também , nos presenteou com uma costela no bafo, que estava simplesmente imperdível , fora a preocupação que teve  em comprar  cervejas que gostássemos . Assim passamos o dia , colocando a conversa em ordem e dando risadas, inclusive com as tiradas dos meninos , que são ótimos . Na hora de dormir , simplesmente desmaiamos , de cansaço e também  pela sensação de um dia bom.
                                           

 01/09/2019- Domingo - Nos despediremos de nossos amigos  e  chegaremos em Alter do Chão

Ao acordarmos , no domingo , notamos que Ana Lúcia havia nos preparado uma mesa de café da manhã e mais uma vez ficamos muito gratos. Após despedir-mo-nos de todos , o Magrão muito gentilmente se ofereceu e nos levou até o aeroporto , onde precisávamos chegar até às  11 hs , pois nosso voo estava marcado  para as 13:00 hs , chegaríamos então em Santarém às 15:30 hs . Esse fim de semana com o Ademir  e a família foi extremamente agradável, esperamos revê-los muito em breve .

Durante o voo , sentou-se em nossa mesma fileira uma moça muito simpática , chamada Maiara , que nos deu muitas dicas sobre Santarém e Alter também , pois conhece bem os dois lugares , inclusive ela aluga casa pelo Airbnb  lá em Alter, outra dica preciosíssima foi um restaurante em Santarém para comermos um ótimo pescado, que se chama Piracema .

Já em  solo paraense , nos foi oferecido por um taxista uma corrida até Alter do Chão pelo valor de R$70,00, achamos muito bom o valor  e seguimos viagem , são 33 Kms de distância , por duas estradas muito boas , porém é possível já no caminho notar a carência de algumas comunidades , mas independente de qualquer coisa , as paisagens são maravilhosas.

Alter é um distrito de Santarém , lá chegando o taxista  fez questão de pegar a rua da praia, que direto daria  de frente com a Pousada do Tapajós , que seria nosso endereço nesse lugar maravilhoso, descemos nossas malas e fizemos o check in na recepção com um rapaz muito bacana, o Anderson.  A Pousada é extremamente agradável, nossa suite tem banheiro privativo , ar condicionado ( não daria para aguentar sem ) e frigobar , há um redário e churrasqueira . Após acomodar nossas coisas , vamos para a rua e nos dirigimos  à praça central da cidade, que fica há 3 quarteirões de distância .

Nessa praça identificamos o restaurante do italiano , que nos foi indicado pela Maiara e outros , há também um grande número de barracas , onde pode-se consumir o Tacacá  , o pato no tucupi, doces e sorvetes, porém preferimos ir a um restaurante chamado Vila Verde e lá pedimos um peixe Pirarucu na manteiga , que vem acompanhado de arroz, vinagrete e farofa , uma delicia . Lá ainda provamos pela primeira vez a cerveja Tijuca puro malte , cuja fabricação é lá no Pará , Após a refeição e saciados, ainda passamos  do mercado Mingote e compramos algumas coisas para levarmos para a pousada , como frutas , cervejas e águas .

Depois de tudo isso , dirigi-mo-nos  de volta à Pousada  , assistimos um pouco de TV e em torno de 22:00 hs desmaiamos de sono e cansaço , pois sabemos que  amanhã será um dia de surpresas , passeios e magia desse lugar encantado . Boa noite
























Já em Alter do Chão , algumas partes da Pousada  e da cidade 















3 comentários:

  1. Fernando e Silvia
    Sem dúvidas, foram momentos incríveis, embora por pouco tempo.
    Ficamos muito felizes em recebê-Los!
    Gostaríamos de agendar uma próxima com mais tempo.
    As fotos ficaram ótimas!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fernando e Sílvia, adoramos a visita, foram momentos maravilhosos. Estamos aguardando o próximo encontro.

    Já estamos com saudade. Muito obrigada pelo carinho. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer estar com vcs e os meninos. Obrigado pela acolhida e carinho. Bjo no coração de vcs.

    ResponderExcluir