Esse dia tem aquela sensação de despedida , estamos deixando Alter do Chão, onde conhecemos e curtimos tantas emoções e sensações maravilhosas , lugares e paisagens indescritíveis . Essa viagem ficará marcada em nossos corações .
Santarém, que é para onde ireemos agora é um município brasileiro do estado do Pará, o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital e de Ananindeua . É sede da Região Metropolitana de Santarém, o segundo maior aglomerado urbano do Pará. Sua população hoje gira em torno de 300.000 habitantes .
Silvia havia ligado para o mesmo motorista que nos trouxe do aeroporto e combinado às 10:30 hs , porém às 11 hs ainda não havia chegado e aí após conversar com o pessoal da recepção do Hostel eles nos indicaram uma pessoa que possui uma Doblô e que estava acostumado a fazer esses trabalhos de Transfer, é o Isaias de Oliveira Figueira, que foi ótimo para nossas pretensões em relação àquele dia.
Nosso voo é às 15:30 hs para Brasilia e de lá iremos para Guarulhos (GRU) , porém conseguimos fazer algumas coisas que queríamos graças à ajuda do Isaias : chegando em Santarém ele foi conosco diretamente ao mercado de peixes , que fica à beira rio , lá ficamos encantados com os botos cor de rosa que são atraídos por peixes que comprávamos e um dos homens do mercado jogava-os com uma cordinha para atrair os botos , é lindo vê-los de perto.
Depois fomos ao mercado que fica bem atrás, que vende ervas, peixes , frutas , enfim todo o tipo de comestíveis e cereais .Lá compramos rapé e ervas para chás , para dormir , para diabetes, para tudo . Tínhamos que ser bem rápidos , pois nosso tempo estava espremido . De lá Isaias nos levou para a parte alta da cidade , onde , de um mirante pudemos ver e nos deliciar com a paisagem do "encontro das águas" do rio Tapajós com o rio Amazonas , a diferença de cor é extremamente interessante , é lindíssimo.
Por fim , fomos deixados no restaurante que nos indicaram e que tanto queríamos conhecer , o "Piracema". Lá pedimos um prato , com o peixe "Filhote" e seus acompanhamentos , o que foi simplesmente um arraso. Pronto , finalmente pudemos nos despedir de Santarém e assim Isaias nos deixou no aeroporto a tempo, mas posso dizer que se estivéssemos com outro guia , não teríamos conseguido fazer tudo aquilo. Conversamos com ele sobre vários assuntos , hoje ele está no meu facebook , quem quiser entrar em contato é só visualizar lá .
Já dentro do aeroporto, sentíamos que tudo aquilo que vivemos nessa semana ficaria gravado em nossos corações e mentes . Sem dúvida, foi um dos passeios mais interessantes que já fizemos. Espero que nossos governantes tratem a região amazônica , com o carinho e cuidado que ela merece , preservando-a do agro negócio predador, da liberação desenfreada de agrotóxicos e das queimadas criminosas .
E que venham outros passeios , lindos como esse . Grande abraço a todos .

Nenhum comentário:
Postar um comentário