quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Circuito das águas - Serra Negra e Monte Alegre do Sul - Uma curta viagem merecida- Cap. 2

Monte Alegre do Sul e Serra Negra- Capítulo 2

09/01/2021- Sábado - Acordamos bem cedo,  tomamos nosso café da manhã, que estava bem gostoso e já nos preparamos para  rumar para Monte Alegre do Sul. Eu já havia pesquisado sobre essa cidade no google , mas nada como conhecer pessoalmente e tirar  suas próprias conclusões.

A distância de Serra Negra  a Monte Alegre é de apenas 10 km, a população da cidade é de  aproximadamente  8000  habitantes e é um dos 9 municípios que compõe o circuito das águas. Apesar do pequeno tamanho da população, a cidade está bastante rígida no combate a pandemia  e em função disso não pudemos conhecer alguns dos principais pontos turísticos  como : o mirante do Cristo , a cidade das artes e o Balneário, que pudemos contemplar apenas externamente e por sinal adoramos a sua arquitetura , enfim , somente o comércio essencial está  aberto na cidade.

Estacionamos o carro na praça central da cidade e perguntamos à uma moradora local sobre as cachaçarias  e  ela gentilmente  nos indicou a direção , inclusive a sua preferência  por uma chamada Crippa e para lá rumamos , o bairro onde ficam chama-se Alves .

Chegamos à  cachaçaria  indicada pela moça e logo conhecemos o dono, Sr. Flávio Crippa , muito simpático, falante  e que logo iniciou uma sessão de degustações maravilhosa, pois além das cachaças ele também produz licores Após finalizarmos nossa compra , fomos presenteados pelo Sr. Flávio com um cacho de bananas , que estamos comendo até hoje, rsrsrsrs. Saímos de lá e fomos  a outra cachaçaria, bem próxima , chamada Peterline,  essa já é bem mais sofisticada , num sitio também mais chamativo, com uma linha de produtos bem maior , com vinhos, cervejas , cafés , cachaças , licores e doces,  com muitas possibilidades de degustações . Dessa vez compramos poucas coisas.

Nos despedíamos  de Monte Alegre , infelizmente , sem poder conhecer seus  principais pontos turísticos que estão fechados em razão da pandemia , talvez o que mais nos chateou , foi a impossibilidade de conhecer por dentro o Balneário Municipal , visto que  achamos maravilhosa sua arquitetura externa , mas esse agora é o novo  normal .....

Retornando a Serra Negra  e já sendo horário  de almoço ,  iremos  finalmente conhecer o pesqueiro e restaurante Piracatu e aqui  cabe fazer uma correção: falei das dicas de minha irmã , quanto à alguns restaurantes , mas acredito que  alguns deles foram também dicas  de primos muito queridos que moraram por alguns anos  em Serra Negra  (Rubens e Marlene) e sei que o casal guarda ótimas  lembranças desse período.

Bem , voltando ao Piracatu, é um lugar super grande , onde eles tem vários tanques para engorda  das  tilápias , que afinal , são o carro chefe  do restaurante , que é muito bonito por sinal . Há  também criação de cordeiros , que é outro prato da casa . Lá fomos  muito bem atendidos  pelo garçom e comemos uma tilápia ao molho de camarão deliciosa .Muito tranquilizador  você almoçar curtindo a paisagem dos lagos e do restante da fazenda .

Decidimos então , voltar para a Pousada e curtir um pouco da  piscina e assim o fizemos . Em torno das 18:30 h resolvemos nos dirigir ao centro  , mais precisamente na Trav.  Ten. Mario Dallari  , que é o lugar mais badalado da cidade , pois é circundada de barzinhos e restaurantes  ( Lanchonete Americana , D' Jones  , Café Boteco  e outros ), lá  Silvia e eu  comemos e bebemos  e o garçom nos recomendou que se quiséssemos  tomar mais  que  uma cerveja teríamos que fazer o pedido no ato, pois devido à pandemia eles só podem vender bebidas alcoólicas  até as 20 h e tem que fechar às  22h.

Dessa forma, encerramos nossa noite de sábado, cientes de que ainda  teremos que conhecer algumas  preciosidades dessa encantadora cidade, antes  de nos sentirmos totalmente satisfeitos.