quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Capítulo 3- Viña del Mar

02/10/2013-  Quarta feira   Viña del Mar

Após uma noite bem dormida  e um dia anterior extenuante , acordamos e fizemos nosso café da manhã,  conversamos um pouco e a  Mariana contou que seu namorado Renato estava  indo em casa dia sim dia  não para cuidar, passear e distrair um pouco o Biscoito (nosso cãozinho) , êle é um Lhasa Apsu, que é uma raça  de alguns comportamentos muito bem definidos , ao mesmo tempo que é extremamente carinhoso e brincalhão, também é muito carente e dependente , então nós sabíamos que da mesma forma que principalmente a Mari, mas também eu e a Silvia estávamos sentindo falta dele , o Biscoitinho  também com certeza estaria se ressentindo muito com a nossa ausência.
No dia anterior também havíamos aprendido a arte do caixa único, tínhamos um livreto no carro em que eu e o Osmar juntávamos 10.000 pesos chilenos para pagamento de algumas despesas comuns, principalmente os pedágios (que não são poucos).

Bem , saímos os cinco para a rua e nos dirigimos sentido praia que estava a uns 500 mts do prédio onde estávamos à esquerda . Lá chegando já encontramos um dos principais pontos turísticos da cidade, o relógio das flores ,já estavam lá um grupo de estudantes  aos quais aproveitamos para que  tirassem fotos do nosso grupo completo. Depois fomos caminhando junto à orla em direção ao centro. Lá encontramos um castelo que começou a ser construído no fim do século XIX por um alemão e que hoje faz parte da municipalidade . Junto às pedras na praia , víamos muitos pelicanos , gaivotas e condoritos. O frio intenso daqueles primeiros dias não nos permitia sequer imaginar , colocar uma roupa de banho, mas conhecer e caminhar por aquelas praias já era um deleite para os olhos.

Em determinado trecho  tivemos que sair da orla e pegar uma paralela em função de obras e aí passamos em frente  ao Cassino, onde à noite iríamos para conhecer e quem sabe perder muito dinheiro.

Achamos um restaurante com uma atendente muito simpática e pedimos o “Menu” que são o equivalente no Brasil aos nossos pratos do dia . A diferença é que  esse pedido incluía um aperitivo de entrada que podia ser :  batida ,  whisky  ou Pisco  A entrada  poderia ser  sopa ou salada e o prato principal poderia ser pescado ou vacuno (carne de boi)  com batatas assadas (sempre as batatas). Novamente a Ismalia teve que negociar um prato que fosse o mais vegetariano possível . O Osmar eu tomamos cervejas e a Silvia , vinho .  Esse almoço foi extremamente agradável

Nisso já tínhamos andado  umas dez quadras e a Sílvia ainda queria ir para um museu , cujo nome deveria ser Koch e que ninguém sabia ao certo onde era. Para mim estava de bom tamanho, depois soube que  nesse museu eles viram esculturas de moais da Ilha de Páscoa , perdi um bom passeio, mas estava cansado . Pedi desculpas e disse que voltaria para o apartamento. Apesar de estar bastante longe ,  confiei no meu senso de direção e voltei sozinho. Depois de uma hora e meia mais ou menos , que eu já estava lá descansando , o Osmar chegou dizendo que as mulheres foram em mais um negócio de artesanato e que aí foi a vez dele cair fora . Chegou e me convidou para tomar uma cerveja em um barzinho qualquer. Após muito pensar , por cinco segundos,  topei  e fomos , quando estávamos na segunda cerva , as meninas passaram exatamente onde estávamos e aí compramos as coisas para diversão noturna: queijo, salame e  vinhos. Lia procurava inutilmente por Empanadas assadas de queso  , mas só conseguia achar  as fritas . Eu não entendia como ela ainda não tinha enjoado disso, mas se fala isso, ela já vem logo dizer “eu não sei como vocês não enjoam de cerveja”, então deixa ela com suas empanadas .

À noite antes de nossa festinha habitual  eu , Silvia e a Mariana resolvemos conhecer o Cassino, o lugar super imponente e luxuoso, após pagarmos a entrada e vermos uma moça super bem arrumada pedindo dinheiro na entrada , adentramos àquele lugar do diabo. Joguei uma vez na roleta e ganhei , na segunda perdi e na terceira perdi. Pronto minha vida de  jogador havia acabado. Mariana experimentou uma vez a roleta , perdeu e depois fomos aos  caça níqueis , onde a Sílvia se entusiasmou por jogar  e acabou ganhando um pouco, o equivalente a uns 5 reais. Trocamos tudo o que ganhamos no caixa e nosso saldo total foi um prejuízo de 25 reais . Vimos muita gente perdendo muito dinheiro e aí a Mariana falou uma frase emblemática , ela não tinha visto rostos felizes lá dentro do cassino , mas apenas cenhos franzidos  de preocupação. É a casa do diabo.

Terminamos a noite no apto. entre queijos, salames e vinhos , isso sim era gastar  bem o dinheiro. Partiremos amanhã para outro destino, mas ainda veremos algo em Viña  del Mar cuja beleza  nos assombrará  pelo resto dos nossos dias .