sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Capítulo 4- Saindo de Viña del Mar

03/10/2013 – Quinta-feira

Saindo de Viña del Mar

Acordamos , tomamos nosso desayuno (café da manhã)  e repetimos algo que se tornaria uma pesada e penosa tarefa ao longo de toda a viagem, arrumar as malas no Orlando (nosso carro). Antes de irmos embora dessa cidade litorânea fantástica e linda ainda queríamos fazer uma coisa . Contornar  a orla de carro chegar à última praia , que ficaria a uns 5 a 7 Km de distância do centro pra encontrar as dunas que a Mariana tanto queria conhecer .

No caminho já nos detivemos algumas vezes para curtir o visual de algumas paisagens maravilhosas , como a praia de Reñaca que é provavelmente a mais badalada e do pessoal mais endinheirado. Visual muito bonito , o mar, a praia, as casas, os prédios e hotéis  daquele lugar são realmente deslumbrantes , mas o deslumbre maior ainda estava por vir . Chegamos  ao local chamado de Punta Dumas Concon, onde à direita víamos dunas altíssimas e à esquerda rente ao mar e a um grande paredão rochoso encontramos um mirante que simplesmente  roubou nosso ar por alguns instantes , pois de lá tínhamos a vista de toda a orla e de uma gigantesca área de mar totalmente azul .Nos dias anteriores por estar muito nublado não tínhamos conseguido enxergar esse colorido. Nesse mirante há uma placa indicando que ali existia o clima para inspiração dos poetas e citava Pablo Neruda e Gabriela Mistral.  Ismália estava extasiada , Silvia e Mariana tiravam fotos sem parar , eu e o Osmar estávamos boquiabertos . Junto ao mirante existe uma placa indicando “perigo tsunami” . Lógico que eu não gostaria de  estar por perto se ali ocorresse isso , mas usando um trocadilho, aquilo tudo era um tsunami de belezas.  Pronto nossa despedida da cidade  estava  perfeita .

Rumo a Curicó

Estamos agora a caminho de Curicó que é uma cidade  de 120.000 habitantes  e que fica na região centro-sul do Chile , também é uma  forte região  produtora de vinhos e pela estrada vemos : tanto os imensos parreirais , como as entradas e os nomes de várias Vinícolas.  Nossa viagem até o destino é de 280 Km e vamos demorar em torno de 3 hs e meia para chegar no objetivo. Daqui para frente sempre estaremos indo sentido sul do país  rumo até a Argentina. No meio do caminho paramos para almoçar num Posto de Serviços COPEQ e naquele momento todos estávamos light, pois a maioria comeu salada , coca zero. A Ismália é claro , pediu uma empanada vegetariana e o Osmar que não é fraco não , comeu um Hamburger largo e depois para matar a fome serviu-se de um hot- dog  de  22 cms . Como era grande , meu São Sarapião.

Mas como ninguém é de ferro ,alguns quilômetros antes de chegar na cidade  entramos e paramos na Vinícola Miguel Torres . Como chegamos em torno de 6 da tarde , eles já estavam fechando para visitação, porém para não perdermos a viagem, um gentil casal nos fez uma exposição dos vinhos e ofereceu degustação de três tipos de uvas  . Aproveitamos então para comprar duas embalagens de dois vinhos cada , da marca Santa Digna,  Cabernet Sauvignon, que iríamos consumir em questão de horas em Curicó.

Chegamos na cidade e fomos examinar a pousada que haviam nos indicado. Os donos, são um casal , ela chilena, ele alemão (Daniel) . Gostamos do lugar e iniciamos nosso ritual de tira mala, põe mala. Nos indicaram um restaurante simples,  porém a comida excelente , o nome lembrava alguma coisa como “El Marinheiro”, todos comemos pescados , truta, salmão e conglio e a Lia é lógico teve que inventar um prato, Após terminarmos, a dona do restaurante de uma forma muito amável , ofereceu para provarmos umas  cerejas em conservas que ela mesmo fazia . Todas as mulheres ficaram fascinadas , apesar do açúcar que minha diabetes não permite eu também provei e constatei que o assombro feminino tinha razão de ser.

Chegando de volta à pousada, o Osmar pediu ao Daniel se poderíamos usar sua mesa de jantar para tomarmos um vinho , comer um queijinho e bater um papo, tudo resolvido fomos fazer nosso fim de noite , só não contávamos que o alemão talvez tivesse imaginado uma conversinha de quinze minutos, porque quando percebemos ele estava numa sala do lado a nossa dormindo sentado e roncando , certamente esperando a gente terminar nossa festinha, percebendo o incômodo da situação,  nessa noite fomos dormir mais cedo. É importante não esquecer que logo de manhã após o café da manhã iríamos embora, mas todo mundo nos falava que não fossemos sem antes passar do “ Montero”, que é uma loja de tortas  bolos e alfajores super tradicional da cidade, que existe desde 1891. Quem sabe com sorte, eles  também  teriam  umas empanadas assadas, kkkkk.