quarta-feira, 5 de março de 2014

Capítulo 5- Saindo de Curicó, rumo a Pucón

04/10/2013- Sexta –feira

Saindo de Curicó

Acordamos ,  tomamos nosso desayuno  , nos despedimos de Daniel e da esposa , mais uma vez ajeitamos tudo no carro e antes de nos despedir de Curicó , fomos para as ruas centrais à procura da loja Montero.  A loja realmente era imensa , senti falta de um estacionamento , pois tivemos que deixar o carro na rua e pela primeira vez,  no Chile, experimentamos  o equivalente à nossa zona azul . A diferença é que o fiscal passa , anota o horário que você está estacionando  e  já que há um valor por hora, quando você vai sair ele calcula o tempo que  seu veículo ficou estacionado e voilá , da-lhe  “peso”. Bem, voltando à loja , todos ficaram decepcionados , pois depois de tanta propaganda esperava-se mais . Eu particularmente , tomei apenas um café , que dessa vez até que estava razoável.
Após esse pequeno pit-stop, voltamos à estrada rumo ao local  que depois seria uma unanimidade  entre nós, como talvez o lugar mais lindo da viagem.

Rumo à região dos lagos e das araucárias – Pucón

Essa seria uma das etapas mais extensas do passeio, ainda haveriam mais uns 2 ou 3  de igual ou maior tamanho . A distância entre Curicó e Pucón é de aproximadamente 600 Km , portanto a puxada desse dia seria boa .
As cordilheiras nos acompanhavam durante a viagem e as paisagens durante o trajeto eram belíssimas . As estradas em boas condições nos propiciavam uma viagem tranqüila e rápida . Paramos apenas para almoçar em um restaurante simples de estrada onde a comida sofrível acabou por não merecer grandes comentários ,. À medida que  nos afastávamos dos grandes centros , os serviços de estrada iam ficando mais escassos . Após algo em torno de sete horas e meia à oito horas de viagem fomos chegando à uma  região onde já notávamos pelas araucárias e pinheiros , que tratava-se  de uma região particularmente bela .

Primeiro chegamos à Vila Rica , que já é uma cidade muito bonita  e  onde o grande lago já se mostrava em toda a sua majestade . O vulcão que leva o nome dessa cidade , seria nossa companhia constante durante os dias que ficaríamos alí em Pucón, que era nosso destinado e cidade que ficava colada  à essa primeira . O que nós percebíamos pelo caminho é que devido a uma abundância e política de reflorestamento , um dos pilares da economia dos locais,  além do turismo,  era a fabricação de móveis rústicos ou finíssimos de madeiras nobres , principalmente pinho.

Quando chegamos à Pucón, por ser já quase  nove horas da noite ainda não podíamos ter a dimensão do que nos esperava . Procurávamos um lugar de cabañas que a Silvia tinha feito uma pré reserva e que sabíamos que ficava a uns 5 kms distante do centro da cidade .

Coincidentemente paramos num  lugar  de cabanas chamado Mapulay, cujos donos eram parentes dos donos do local  aonde tínhamos feito nossas pré reservas. Acontece,  que na hora,  nos apaixonamos por esse local e pedimos que nos mostrassem suas acomodações .
Um senhor muito atencioso chamado Erwin nos mostrou uma cabana que era de capacidade para seis pessoas . Após nos encantarmos com as acomodações , foi a vez da Silvia mostrar suas qualificações de negociadora  que os anos trabalhando em compras lhe proporcionaram. Após algumas  tratativas o chalé era nosso  pelos próximos três dias .  Acabou ficando algo em torno de R$40,00 por pessoa por dia. Muito bom o preço, mesmo levando em consideração que estávamos na baixa temporada.

Vou descrever um pouco do local.   Extremamente arborizado, possuindo espaço para garagem  na entrada do chalé  ,e também tem uma piscina para os hóspedes . A cabana com a parte térrea  que possuía uma cozinha muito boa, com uma grande mesa de jantar, uma sala extremamente aconchegante, com duas poltronas , sofá , uma tv com dvd, wi-fi, um quarto com duas camas de solteiro (onde ficaríamos eu e a Silvia)  e um banheiro (baño). Subindo as escadas , mais um quarto com duas camas de solteiro (onde ficaria a Mariana), outro banheiro e mais um quarto com uma cama de casal (onde ficariam o Osmar e a Lia), em termos de localização,  estávamos na principal avenida da cidade que é a Av.  Libertador Bernardo O’Higgins, nosso número 755.

As portas de  Pucón se abriram para nós

Após  desembarcarmos todas as nossas coisas e nos acomodarmos  minimamente , soubemos pelo Erwin que um dos grandes supermercados da cidade, o Umimarc, estava praticamente em frente à nossa pousada , então partimos para lá para comprarmos coisas para nossa noite e cafés da manhã. Já achamos graça de cara , o fato de as portas do super se abrirem para nós e isso gerou muitas brincadeiras . Nesse mercado tinha de tudo e uma coisa nos chamou a atenção, o vinho 120 , da vinícola Santa Rita em garrafa de 1 litro e meio, estava em promoção  , custando o equivalente à R$12,00 , compramos duas . Compramos um queijo cremoso sensacional e várias coisas para nossa estada , que seria maravilhosa.

Voltamos para nossa cabana e curtimos o vinho, as comidas , sucos e principalmente  o aquecimento interno que funcionava bem , pois na rua o frio era cortante , conversamos bastante , vimos com Silvia , qual seria a programação do dia seguinte e por fim fomos dormir exaustos , esperando a aventura do novo dia .