terça-feira, 18 de março de 2014

Capítulo 14- Voltando ao ponto de partida- Santiago

13/10/2013 – Domingo

Voltando ao ponto de partida- Santiago

Acordamos , refizemos as malas, tomamos nosso café da manhã , reorganizamos as malas no “Orlando” e antes de pegarmos a estrada no sentido do nosso último destino no Chile , Silvia ainda insistiu em tentarmos passar no que seria um centro de artesanato da cidade . Após constatarmos que,  ou estava fechado ou abriria apenas mais tarde,  resolvemos então para desgosto das mulheres encarar a estrada e não olhar para trás.

Nossa viagem de volta a Santiago, consumiria umas cinco horas , fora a parada para o almoço, que deveria acontecer em algum posto de serviços grande, leia-se COPEQ. O trajeto mais uma vez é muito bonito. Passamos por muitas vinhas e muitas plantações de canola , que dá a sensação daquele mar amarelo no meio do verde.

Foi uma viagem tranqüila e quando fomos  chegando em Santiago, sentimos aquele aperto na garganta . A cidade é uma confusão de elevados e perimetrais e trás aquela confusão de toda megalópole , apesar que se comparada a São Paulo é bem menor, mas mesmo assim , para nós que vínhamos de paisagens bucólicas e extremamente bonitas , a idéia de trânsito desordenado e arranha céus  não é nada animadora . Por mais que inicialmente aquilo nos tivesse dado um impacto negativo, tínhamos que mais uma vez nos despir das idéias pré-concebidas  e como diz o filósofo, enxergar além do horizonte.

Chegando ao nosso destino, que é um prédio na esquina da rua Bandeiras com a avenida dos museus ,  vimos que a autorização para entrarmos,  não estava lá e que teríamos que ir até a imobiliária ,  GPS a postos , lá vamos nós e chegando  à administração, Silvia tomou a dianteira e foi resolver tudo. Soubemos que teríamos que aguardar as funcionárias fazerem a limpeza do apartamento e pelo menos tivemos a notícia que tinha vaga de garagem para o carro.

Entre museus e prostíbulos

Voltando para o prédio , conseguimos nos situar melhor e percebemos que estávamos bem no centro da cidade , porém em limites , que vão das casas de sexo casual até a bonita avenida com um belo  boulevard  no meio,  onde tem os museus e Universidades.

Liberados para subir e nos instalarmos no apartamento, tivemos que constatar  que não era um esmero em termos de instalações . Dois quartos com camas de casal e um sofá cama na sala onde a Mariana dormiria . O que tinha de bom era a vista que tínhamos , pois era o décimo primeiro andar . Notamos que a limpeza , não havia sido feita com o capricho devido, mas, enfim, eram só mais alguns dias .

Osmar desde a chegada à Santiago, falava que algum amigo que já havia estado na cidade havia lhe falado que não deixasse de conhecer o Pateo Bela Vista , que era um lugar para se curtir à noite . Arrumadas as malas , saímos  a  pé para nos localizar melhor.
Percebemos que estávamos a uma quadra do Mercado Central, então rumamos para lá . Ele já estava fechado e portanto não daria para o  conhecermos nesse dia . Fora do mercado, mas quase contíguo encontramos um restaurante onde o garçom que estava na porta veio ter conosco. Aí  soubemos que o rapaz era brasileiro, capixaba e que estava apreciando muito morar no Chile. Nesse restaurante eles servem a Centóia , que é o caranguejo gigante do Chile, apesar de ser um prato muito exótico e bonito ficamos assustados com o preço que o garçom nos informou, que era na base de cem reais por pessoa.  Era o fim do meu sonho de comer o “King Crab”.

Tentamos andar mais um pouco por aquela região central, mas além de tudo , naquele horário de fim de expediente o centro da cidade parece que fica meio nervoso, portanto voltamos para o apartamento para nos arrumar  e sair para jantarmos no Pateo Bela Vista .

A região bacana da cidade

Nos informamos sobre como ir e rumamos para o nosso destino noturno. Os lugares da noite , diga-se , recantos  boemios , sempre me fascinaram , mas quando chegamos ao point, percebi que as  minhas e não só as minhas  expectativas seriam ultrapassadas . Era como se entrássemos num grande shopping , só que praticamente apenas de gastronomia , pois eventualmente encontrava-se lojas de jóias , semi jóias e outras , mas em numero bem pequeno, o que há em profusão no local são: pubs , lanchonetes e restaurantes  e muita gente bonita e animada .

Osmar a seco

Após rodar bastante pelo lugar , escolhemos um restaurante muito simpático cujo cardápio também tinha preços razoáveis e os pescados pareciam ter boa qualidade . Ismália escolheu um tipo de salada, Osmar, eu, a Silvia e a Mariana , escolhemos pescados, principalmente o salmão , que depois de servido se comprovou uma delícia , pois os molhos, os temperos e a forma de servir (embrulhado em papel alumínio ) revelaram-se maravilhosos. Apenas o Osmar não estava cem por cento satisfeito , pois enquanto eu tomava um pisco e cerveja, ele  como estava dirigindo , enquadrado pela Ismália, permaneceu a seco, não adiantaram nem nossos apelos e o questionamento que fizemos ao garçom, que foi taxativo em dizer: aqui bebe-se todo dia. Nós também, para não acirrarmos  uma discussão de casal,  não insistimos mais. Mas que foi uma judiação , isso foi. Naquela noite descobrimos que a casa de Pablo Neruda ficava a uma quadra e meia dali.

Era hora de nos recolher, amanhã será um dia cansativo e ao mesmo tempo maravilhoso.

Desse dia praticamente não há fotos, amanhã as  teremos em profusão.