quarta-feira, 19 de março de 2014

Capítulo 15- O famoso mercado central de Santiago , depois Concha Y Toro

14/10/2013- Segunda feira

O famoso Mercado Central de Santiago

Como o dia anterior havia sido bastante cansativo, nesse dia não nos preocupamos em acordar cedo, muito menos tínhamos feito compras em super mercado para café da manhã, então como a idéia era irmos em primeiro lugar ao mercado municipal, tentaríamos fazer nosso café da manhã lá mesmo.

Como já havia mencionado,  o mercado estava muito próximo do prédio em que estávamos hospedados, então deixamos o Orlando na garagem e nos dirigimos para o mesmo.
Ao chegarmos ao portão principal de entrada,  já percebemos em que aquela visita iria se transformar.  Baixa temporada tem suas vantagens , mas também deixa os vendedores e comerciantes loucos. Eram onze horas da manhã, a gente pensando em café e os donos de restaurantes querendo nos vender a idéia de que seu estabelecimento era o  melhor e cobra mais barato. Aquilo acabava se tornando um tormento, mas o conselho é não esquentar a cabeça e  seguir em frente .

O mercado na verdade é  um aglomerado de restaurantes cujo prato principal é a Centóia (caranguejo gigante) e tem  outro aglomerado de bancas de peixes e frutos do mar  e algumas poucas bancas de artesanato.

Acabamos conseguindo um pequeno e simples restaurante onde os atendentes se dispuseram a nos fazer um café da manhã , simples , porém  , gostosinho . O problema é o maldito nescafé que nos perseguiu quase a viagem inteira .  Café tomado e vendedores desanimados,  ainda conseguimos comprar algumas quinquilharias como lembranças para alguns amigos . Não esquecendo que o dono de um restaurante , o mais central do mercado exibia orgulhosamente dentro de uma estante envidraçada fotos de celebridades brasileiras que lá estiveram e tiraram fotos com eles . Uma boa parte do pessoal inclusive brinca muito com relação ao futebol.

Saudades de todos do Brasil e hoje é aniversário da minha mãe

Estávamos com saudades de todos, parentes, amigos , a Natália que tinha ficado sozinha e o “Biscoito” nosso cão, que soubemos teve uma infecção nas costas e otite , sendo  assim  a Nati precisou leva-lo no veterinário. Ainda bem que a Mariana contou com a ajuda e boa vontade do namorado , o Renato que vinha de São Paulo dia sim, dia não para passear e ficar um tempo com nosso amiguinho de quatro patas. Saber dos problemas do Biscoito deixou a Mari de baixo astral , mas sabendo que ele estava sendo cuidado pela irmã e pelo namorado ajudou a superar .

Enquanto todos voltaram para o apartamento eu e Silvia fomos a uma dessas casas que faz  ligações internacionais , tentamos ligar para minha mãe para dar-lhe os parabéns , mas ela não atendeu, isso não era um bom sinal.

Rumo à Concha y Toro
Primeiro tínhamos uma informação de que às segundas feiras ,  não havia tour  na Vinícola , depois conseguimos ver que essa informação não correspondia e que era possível sim fazer o agendamento. Silvia fez isso e rumamos para lá ,  cujo tempo para chegar a partir do centro de Santiago é de uma hora a uma hora e quinze.

Quando já estávamos bastante perto , paramos em um Shopping e fizemos nosso almoço na praça de alimentação. Nesse dia eu e Silvia comemos comida chinesa , Osmar e Lia massas e Mariana para variar pescado.

Chegamos em cima da hora para o tour, uma moça muito simpática seria nossa guia. O lugar muito bonito. Lá ficamos conhecendo a antiga casa sede e o jardim maravilhoso da fazenda que foi inaugurada   por Don Melchor de Santiago Concha y Toro, o Marques . Hoje os descendentes diretos detêm apenas sete por cento da vinícola, que também soubemos é a segunda maior do mundo perdendo apenas para a americana Galo. O chile todo é o quinto maior produtor mundial de vinho.
A guia também nos mostrou parreiras com várias videiras de tipos diferentes de uvas . O ponto alto da visita  é conhecer a bodega onde ficam as barricas de carvalho , onde o vinho é envelhecido. Em determinado momento a guia apaga as luzes , se retira e nos deixa assistindo a um vídeo que passa no paredão , que conta a Lenda do Cassilero del Diablo.

Partimos em seguida para as degustações  principalmente do Trio de Chardonnay, que é formado assim: 70% chardonnay, 15% pinot grigio  e 15% pinot blanc. Todos ganham uma bela taça personalizada (concha y toro) e no final compro duas garrafas de vinho tinto Cassilero  del Diablo  para tomarmos à noite . O lugar todo é muito agradável , é hora de voltar para nosso ninho.

Chegando ao apartamento deixamos todos e eu e Silvia, vamos de novo tentar falar com minha mãe .Novamente não atende . Ligo então para minha irmã Magali e descubro a razão de tudo. No domingo ela e meu cunhado Gilberto levaram minha mãe ao teatro(ela gosta de comédia). A coisa começou  a  desandar porque ela não gostou muito da peça e na volta,  no carro , começaram a falar de um parente , que minha mãe não suporta , nesse momento  meu cunhado foi ríspido com ela . Estava aí o motivo, agora minha mãe  não atendia ninguém e meu astral baixou. Mas como eu não conseguiria resolver nada de lá , resolvi que era o momento de curtir os últimos momentos da viagem e procurar ver se na volta conseguia minimizar os problemas .

Mariana estava chatinha

A maioria de nós  concordava que o dia tinha sido cansativo, pelas atividades e também porque já há uns três dias que o frio desaparecera e o calor permeava a maior parte do dia. Mariana insistia que queria ir ao Pateo Bela Vista . Por mais que se argumentasse que no outro dia iríamos lá,  a bichinha não arredava o pé . Eu decidi que iria ao Super mercado e compraríamos coisas para lancharmos lá mesmo no apartamento. Silvia como boa mãezinha que é , acabou pegando um táxi e levou a filhotinha à baladinha noturna. Voltaram depois de umas duas horas . Amanhã o dia será cultural.