segunda-feira, 10 de março de 2014

Capítulo 8- Saindo de Pucón , rumo a Neltume

07/10/2013- Segunda- feira

Saindo de Pucón

Posso dizer , sem sombra de dúvida, que saímos deste lugar , com aquela sensação de que apesar de  não sabermos tudo que ainda nos esperava , que ele  dificilmente seria superado no conjunto de quesitos que para nós eram  importantes, como: beleza natural, povo acolhedor, contrastes, boa hospedagem etc.
Estávamos agora, rumando inicialmente para Choshuenco , onde pode-se desfrutar da vista maravilhosa do Lago Panguipulli e essa vista nós já  íamos apreciando pelo caminho , pois na estrada haviam vários mirantes que nos permitiam desfrutar  dessa paisagem em particular . Lá também encontra-se o vulcão com o mesmo nome da cidade . Passamos por lá e notamos ser uma cidade pequena , acolhedora e  que vive da madeira ,  pesca e turismo. Resolvemos seguir viagem , pois apenas doze quilômetros à frente e estaríamos em Neltume.  A distância que percorremos de Pucón  até lá foi  de 104 kms  em aproximadamente  duas horas .

Em alguns aspectos eu às vezes notava que nosso grupo estava estressado e eu sentia isso na carne , principalmente por ser  a pessoa que mais dirigiu nessa viagem.  Imaginem uma pessoa pilotando e outros quatro motoristas dando palpite. Isso acabava nos levando às vezes a alguns atritos bobos, mas que podiam atrapalhar ou ofuscar tudo de lindo que já havia acontecido até agora . Talvez esse estresse fosse devido a estarmos num país estrangeiro, falando outra língua, com outros costumes  e tendo que nos guiar pelo  GPS.

Ao chegar em Neltume , nossa primeira providência foi procurar uma pousada para que pudéssemos passar aquela noite . Foi nessa procura que entre um lugar e outro , eu e Osmar tivemos nosso primeiro desentendimento. Por um motivo banal (tipo ele achar que eu quase caí com o auto em um buraco) eu achei que o Alemão tinha elevado o tom de voz comigo, isso fez com que eu respondesse até num tom acima e isso fez com que por quase um dia inteiro o Osmar evitasse  conversar mais amigavelmente comigo, depois isso passou e tudo voltou às boas .

Escolhida  a pousada em que ficaríamos e discutido o valor , diretamente com a dona, percebemos que , por ela não aceitar  tarjeta (cartão de crédito), estávamos novamente sem dinheiro e então precisávamos encontrar um Caja (caixa eletrônico). Pegamos uma indicação de um bom lugar para almoçarmos com a dona da pousada e para lá nos dirigimos. O almoço realmente foi muito bom , consistiu básicamente de salmão e trutas com batatas e saladas e realmente o mais interessante é que a dona  do restaurante combinou que à noite faria empanadas assadas para nós , inclusive as de queso para a Lia.

Após o almoço fomos procurar o caixa eletrônico e para nossa infelicidade descobrimos que não tinha , só tinha do Banco do Estado do Chile. Para nossa sorte tínhamos ainda de reserva quinhentos dólares que tínhamos levado para uma emergência , e essa era uma delas . Antes de resolver esse problema, visto que isso poderia nos consumir bastante tempo , resolvemos aproveitar o dia para visitar o Parque Nacional Huilo Huilo, cujo passeio visto que a estação de esqui encontrava-se fechada resumia-se a  conhecer os “Saltos de Huilo Huilo”.

Nós que já havíamos ficado impressionados com os “Ojos de Caburga”, ficaríamos fascinados pela beleza do bosque e das quedas d’água e dos rios . Era tudo simplesmente fantástico e cansativo, pois para ir de um mirante à outro descia-se cinqüenta degraus para logo em seguida subir mais cinqüenta, mas tudo valia muito à pena. A cor da água, a beleza das cachoeiras , faz com que se fique enebriado. Fica-se triste quando no ponto mais alto vê-se em uma placa um aviso de que uma jovem, se não me engano australiana em visita ao local empolgou-se com as fotos e quis passar para o lado interno da cerca , vindo a cair nas corredeiras , seu corpo só foi achado seis meses depois, só o esqueleto, ela foi identificada graças a uma corrente que usava.

Saímos do parque, não  sem antes pedir água ao senhor da portaria que nos arrumou copos da água que vem do próprio rio, para a sede que tínhamos  a temperatura e o sabor  daquele líquido era algo assim fantástico, e aí me desculpem aqueles que insistem em dizer  que  água não tem gosto.

Conhecendo a Montanha Encantada

Agora que já tínhamos feito nosso passeio do dia, tínhamos que tratar de arrumar dinheiro . Nos disseram que se fossemos no Hotel e Spa  Nothofagus , que conhecemos como montanha encantada provavelmente conseguiríamos trocar dólares . O máximo que precisaríamos era de cem dólares por família. Perguntamos onde era o Hotel e nos disseram que uns cinco quilômetros à frente o veríamos e que não teria jeito de nos enganarmos.

Dito e feito, chegando lá , não tinha como não ficarmos surpresos , além de ser gigante em tamanho , suas torres (três) são ligadas por pontes suspensas de madeira, todo o projeto foi feito para preservar a natureza e dar ao lugar aquele ar místico. Diz o guia que ele foi feito baseado num lugar similar contido na história do “ Pequeno Príncipe”.

Lá chegando então , além de conhecer e ficarmos encantados com o local , combinamos com o atendente a troca dos nossos dólares .

Voltamos à nossa pousada par tomar um refrescante banho e então dirigirmo-nos  em pouco tempo àquele simpático restaurante . Nesse dia abrimos mão do vinho e pedimos pisco e cervejas , mas a surpresa estava para vir , a Ismália conseguiu a empanada de queijo assada que ela tanto queria e a Silvia experimentou  com mariscos, Mariana também e eu e o Osmar nas de carne , apesar que,  o Alemão provaria várias .

Nosso dia estava completo , agora era descansar para no dia seguinte irmos cinco quilômetros à frente para Porto Fuy, pegar a balsa que é rota para Huahum , passagem para a Argentina. Desde Pucón já estávamos na rota Patagônica (um espetáculo)