terça-feira, 13 de junho de 2017

Conhecendo a Ilha de Fidel e outros paraísos caribenhos- Capítulo 7

12/04/2017- Quarta feira , hoje conheceremos um pouco do estilo de vida da Jamaica , terra de Bob Marley, Jimmy Cliff , Peter Tosh e Usain Bolt.

Tomamos o café bem cedo às 7:30 hs , pois  nosso navio atracará  bem cedo no porto de Montego Bay e assim que isso acontece nos dirigimos ao estacionamento, onde  alguns ônibus se encarregarão de levar os turistas para um breve passeio pela cidade .

A Jamaica é uma democracia parlamentar e monarquia constitucional, sendo monarca a Rainha Elizabeth II, que geralmente é representada pelo Governador geral que é nomeado pelo Primeiro Ministro. O país foi uma colonia inglesa  até 1962 , quando houve a independência total . É a terceira
maior Ilha do caribe, com uma população total de 3.000.000 de habitantes  , a capital é Kingston , que possui 937.700 habitantes, e Montego Bay é a quinta  maior cidade do país , com  82.867  habitantes. A língua mais falada é o inglês.

Bem, voltamos então ao ônibus e o motorista era extremamente simpático e ia nos inglês dele nos mostrando a cidade ,  estranhamos bastante a mão direita , que é uma herança da colonização inglesa, muitos turistas já quiseram descer  na Praia Doctors Cave Beach, que é também o local onde ficam as lojas de artesanato e os pequenos shoppings , nós preferimos ir até o final do passeio panorâmico, conhecendo,  nem que apenas de  passagem os resorts  e  os museus . Voltamos então  e descobrimos que nessa praia  do Doctors Cave Beach, a entrada  era paga , em torno de US$5 por pessoa, o que nos daria ao direito de usar banheiro , chuveiro e segurança, na hora achamos isso um absurdo e descobrimos que 4 quadras a frente há uma praia pública  e nos dirigimos para lá .

Lá chegando , apesar da praia ser bonita , percebemos que não ficaríamos muito tranquilos , pois haviam vários nativos , querendo vender seus souvenirs  , pulseirinhas etc, além de  marijuana,
além de que percebemos , que talvez até sendo um exagero nosso, não ficaríamos tranquilos , em relação às nossas coisas (objetos, dinheiro, documentos) e aí tivemos que nos render à praia paga, não sem antes eu ter comprado uma pulseira da Jamaica de um rastafari local, por absurdos US$ 2.

Talvez de todos nós , a Sandra fosse quem naquele momento reunia maiores informações sobre rastafari .   É um movimento religioso e politico, iniciado na Jamaica nos anos 30, que combina, o cristianismo protestante , o misticismo e uma consciência politica pan africana . Antes de voltarmos para a praia, ainda paramos em um café, onde tomei um café horrível , porém lá pudemos usar o wi fi e  atualizar mensagens e envios de fotos para os amigos . Lá também quis conferir a informação de que na Jamaica o uso de maconha é liberado, pois bem , a lei que liberou o uso e o consumo da marijuana é recente , de 2015 e também estipula o máximo que cada habitante pode ter consigo, que é 54 grs.

Bem, resignados , voltamos ao Doctors Cave Beach e aí pudemos apreciar com tranquilidade a praia e o mar da Jamaica , que são lindos , aquele mesmo azul turquesa , lá conseguimos uma mesa numa área sombreada e curtimos aquela bela paisagem , além de poder pedir para os garçons e garçonetes que passavam , bebidas  e também pedimos uma porção , que pareceu ser bem típica, com frutos do mar, linguiças e carne de porco, tudo misturado, lá tomamos rum, cerveja e mojitos  e aproveitamos bastante das belezas naturais , o banheiro também era bom e podia-se até tomar banho de ducha . Ao final percebemos que a garçonete ficou bastante decepcionada com a gorjeta que deixamos que foi exatamente 10% do valor da conta , acho que os locais pensam que os turistas são ricos, rsrsrsrs, mal sabem eles .

Saindo da praia , logo ao lado já fomos numa loja de souvenirs e lá tanto Silvia, quanto Sandra , compraram algumas coisas para as filhas , como , algumas cangas , que são muito bonitas , numa dessas lojas é que vesti o famoso boné com as tranças rastafari, que fez muito sucesso. Dizem que Montego Bay é um paraíso  para compras , mas não tivemos essa impressão , pois os preços não são tão convidativos assim. José Carlos , era um dos entusiastas, pois quando Sandra já não queria mais ver nada, ele dizia , mas aquela loja , não vimos ainda  e lá íamos nós. Um detalhe interessante , se fossemos fumar maconha , cada vez que nos ofereceram , estaríamos doidões até hoje,rsrsrsrsrs, o engraçado , é que recusávamos de maneira bem singela , dizendo: obrigado, hoje não.

Após visitarmos várias lojas , tomamos o ônibus  que nos levaria de volta ao porto e coincidentemente  o motorista foi o mesmo.  Chegando, ainda  antes de reentrar no navio, passamos pelo free shop portuário, mas lá não compramos nada .  Nos despediamos da Jamaica, levando aquela sensação de leveza e tranquilidade , tão bem interpretada pelos rastafaris, com sua célebre frase "No problem".

De  volta ao MSC Ópera
Silvia, Sandra e José Carlos quiseram ir ao último andar para tentar ver o por do sol. Eu , preferi ir à cabine , para tomar um banho relaxante e aparar a barba. Logo estaríamos nos reencontrando para ir ao teatro , para  assistir ao show de dança flamenca e o espetáculo foi maravilhoso, tanto na parte cantada , quanto  e agressiva dança de origem espanhola . Após essa última atividade cultural , diri- gimo-nos ao restaurante , onde mais uma vez jantamos divinamente sob a batuta do  garçom chefe Asep. O dia todo havia sido extremamente agradável  e instigante . Amanhã teremos as Ilhas Cayman.