quinta-feira, 22 de junho de 2017

Conhecendo a Ilha de Fidel e outros paraísos caribenhos - Capítulo 8

13/04/2017- Quinta feira - Hoje conheceremos  George Town  nas Ilhas Cayman, alguns  chamam de paraíso fiscal eu prefiro chamar só de paraíso.
As Ilhas Cayman são um território britânico ultramarino , formado por três ilhas. Grand Cayman é a principal delas , com aproximadamente 50 mil habitantes  e onde tudo se concentra . Ainda há a Little Cayman com 200 habitantes e Cayman Brac com 2.000 habitantes , acessíveis por vôos regulares  realizados em pequenos aviões .

Apesar do pequeno território, as Ilhas Cayman, recebem em média 2 milhões de turistas  por ano. Apenas para fins comparativos o Brasil recebe em torno de 6 milhões de  turistas estrangeiros  por ano.

O paraíso não é só fiscal , muito se fala disso. Na realidade isso ocorre porque a renda lá , não é tributada . No Brasil, a renda de pessoa física  tem alíquotas progressivas  que chegam a 27,5% e as pessoas jurídicas podem se submeter à alíquotas de até 34%. Mas o fato de ser um paraíso fiscal, não significa que lá seja um tipo de porto livre para o dinheiro. O país já assinou tratados  e assim como vários outros países , como , o Brasil , atua intensamente para evitar a lavagem de dinheiro. A língua oficial é o inglês (americano) e o dólar americano é amplamente aceito .

Nesse dia tomamos nosso café bem cedo  (7 horas), pois às 8:00 hs , várias balsas , cada uma delas levando em torno de 300  passageiros nos levarão para o Porto e de lá tomaremos um micro ônibus que nos levará para uma das praias mais deslumbrantes que já havíamos visto até então . Eu e Silvia , comentávamos a organização primorosa e eficiente do pessoal da MSC, que em pouco tempo , conseguia de forma muito organizada transportar quase 2500 pessoas do navio para o porto.

No caminho para a praia, vamos observando o número extremamente grande de resorts , um mais lindo que o outro e novamente nos deparamos com  a mão direita do trânsito. O motorista também conta que George Towm em 2004 foi totalmente destruída  pela passagem de um furacão, ficamos impressionados com a capacidade de recuperação rápida  do pessoal da Ilha.

Chegamos à praia de Tiki Beach e novamente o mar caribenho e a areia extremamente branca e fofa encheu nossos olhos de beleza. É uma pena que até por uma questão de segurança, não podíamos fazer caminhadas e nem banho  de mar à quatro, mas lá curtimos momentos memoráveis , inclusive  conhecemos duas garotas portuguesas que estavam fazendo o mesmo passeio que nós e uma delas no meio da conversa disse uma frase emblemática , falou assim " agora, é trabalhar mais dois anos para planejar a próxima viagem", Nossas fotos mostram bem, como  a transparência e a  beleza do mar são indescritíveis .

Durante o tempo que ficamos  na praia , aconteceu um fato interessante , Silvia e Sandra , por mera brincadeira levaram uma nota de 1 dólar para o mar e fingiam que estavam lavando, enquanto Zécão fotografava. Um turista texano que viu a cena não aguentou e perguntou o que era aquilo, Silvia então lhe explicou a brincadeira , quer dizer , nesse momento a Lava Jato já estava ceifando cabeças em terras brasilis , depois saímos da praia e fomos tomar umas bebidas para nos refrescar no "Calico
Jack´s', um barzinho bastante agradável, cujos principais motivos  decorativos se relacionavam à piratas e pirataria. Nas Ilhas há um mês específico , que parece ser novembro em que há uma grande festa com essa temática .

Saindo desse local, tomamos novamente o micro ônibus , que nos deixou no centro de George Town já próximos do porto. Andamos por lá , visitamos várias lojas de artesanato, onde compramos camisetas e outras coisas. E em frente   à uma agência bancária, fizemos novamente a brincadeira com o dinheiro, só que agora , não estávamos lavando e sim  secando, rsrsrsr. Cayman havia nos encantado. Depois de passarmos novamente  pelo free shop, pegamos novamente a balsa que nos levaria de volta ao navio .

Almoço de gala

Silvia e Sandra , preferiram almoçar no bufett, enquanto eu e José preferimos comer uma massa que estava sendo servida em uma grande mesa , pelos oficiais do navio e estava fantástica. O resto da tarde curtimos a piscina e só relax.

Teve um detalhe curioso, antes da saída de Havana,  uma pomba havia pousado no andar das piscinas e depois que o navio zarpou ela não pode mais voar , pois não havia terra firme próxima, só mar , sendo assim ela tornou-se um  amuleto de todo mundo que lá estava e apenas quando atracamos na Jamaica ela pode voar e ir embora, ficamos , com saudades de nossa ave de estimação.

Às 18:30 hs como  todo dia, fomos assistir a uma apresentação no teatro de música pop, que ia de Michael Jackson à Queen , com Fredy Mercuri , após , passeamos mais um pouco pelo navio até dar a nossa hora de jantar . Após mais um jantar estupendo , regado à vinho, água e suco, dirigimo-nos  às nossas  cabines , pois embora parecendo atividades suaves, o sol forte sempre cansava  e à noite já estávamos  exaustos . Em nenhum dia tive crise de insônia , dormi muito bem em todos os dias do cruzeiro, um pouco pela exaustão, outro tanto pela cama que era muito boa .

Amanhã , teremos Cozumel no México, onde a viagem adquirirá um tom mais místico.