terça-feira, 8 de maio de 2018

Minas Gerais e seu mar , seus queijos , suas paisagens- Capitólio, Serra da Canastra e Poços da Caldas - Capítulo 1

28/04/2018- Sábado- Rumo à imensidão do lago de Furnas e seus canyons, cascatas e cachoeiras - Capitólio e Piumhi  -  Capítulo 1

Quando uso, como no título a expressão Minas Gerais e seu mar , é porque o lago de Furnas é hoje pela sua grandiosidade e beleza,  o mar e a praia dos mineiros e de Minas .

Manhã  de sábado , tempo bom, céu azul,  malas prontas , lá vamos eu e Silvia para mais uma linda e gostosa aventura. Nossos companheiros de viagem serão , a Neusa e o Edilmo. Vamos apanha-los  no condomínio onde moram , saímos  às 8:00 hs e nosso destino inicial é Piumhi, que é uma cidade vizinha de Capitólio e que dista em torno de 550 km de nosso ponto de partida , ou seja , será uma jornada relativamente longa .

As  responsáveis pelo planejamento do passeio, foram Silvia e Neusa , que optaram por alugar uma casa nesse lugar pelo Airbnb , aproveitando que essa cidade tem uma estrutura maior que Capitólio e ao mesmo tempo, distante  apenas 40 kms do local de nosso primeiro passeio  que será no dia seguinte, em Capitólio. 

Logo, no caminho , comentávamos : como o tempo estava bom e parecia que seria para toda a semana , poucas nuvens, sol forte, campos extremamente  verdes e  bonitos  e paisagens exuberantes , combinando bem , com nossa vontade , de que aqueles dias  fossem proveitosos e mágicos . 

O humor de todo mundo estava ótimo, ritmo de férias e assim vamos percorrendo, primeiro a rodovia Fernão Dias e depois a MG 50 , fizemos duas paradas, a primeira ainda no Estado de São Paulo e a segunda  parada foi para o almoço , já em território mineiro.

Vimos o anúncio na estrada e nos entusiasmamos para comer  peixe , era o Recanto da Traíra , onde apesar de termos comido bem , nos sentimos um pouco enganados , pois eles falavam que era um preço para comer à vontade ( R$33,00 por pessoa ) e inclusive te incentivavam à sobremesa e no final veio a surpresa na conta . Mas independente disso , o local  é interessante,  pela decoração e por ter um Gordini ( para quem não é da época , é um veículo  que sob licença da Renault , foi fabricado no Brasil  entre 1959 e 1968  pela Wyllis ) em exposição , assim como , alguns avestruzes e vacas e um simpático coelho muito grandão .

No final,  não sabíamos mais quem era o Traíra , rsrsrsrsrs. Não dá para dizer que nos enganou, mas também fez questão de não explicar direito.

Depois disso , fomos direto até o destino  , curtindo a linda paisagem de montanhas, ora planícies , pastos e plantações, que identificávamos principalmente como: milho e café . Em torno de 17:30 hs chegamos em Piumhi e nos dirigimos ao endereço daquela que será nossa moradia por 2 dias . Primeiro entramos em contato com Patrick que era nosso contato da locação , ele nos encontrou e nos levou até a casa , que fica num bairro novo da cidade (em formação) , uma casa muito boa , grande , bem  arejada , tinha 3 quartos , sendo que um era uma suite master , que foi disputada no par ou ímpar e ganha pelo Edilmo e Neusa . Nosso anfitrião nos deu coordenadas  da cidade: centro, bares , supermercados e foi-se .

Ajeitamos nossas coisas  nos quartos e fomos conhecer o centro da cidade , que é bastante agradável, alguns barzinhos , a Igreja Matriz , com sua praça, onde passeamos um pouco e tiramos algumas fotos  , o centro comercial e finalmente fomos ao Supermercado chamado Stalo, que tem 2 lojas na cidade , lá compramos frios , pães , sucos , leite , enfim as coisas para esse dia e para o café da manhã  do dia seguinte , ah,  a cerveja a Neusa já tinha levado de casa , portanto só a tínhamos deixado gelando enquanto fazíamos esse reconhecimento da cidade .

Piumhi é um município de  902 Km2  e uma população de aproximadamente 35.000 habitantes , seu nome quer dizer "Rio dos Borrachudos" e a cidade é um dos legítimos produtores de queijo da Canastra .

Eu havia levado um litro de Whiski, então já instalados em casa e todos já confortáveis e com banho tomado, fizemos um lanche gostoso regado à ele , cerveja, suco natural de uva branca  e muita conversa , sendo que no fim todos aterrissamos em nossas camas e desmaiamos , pois precisávamos recuperar nossa disposição,  gasta na viagem para curtir o próximo dia , que será inesquecível, pelas paisagens e belezas naturais que curtiremos  e que , com certeza marcará nossas vidas .

Não percam os próximos capítulos .













Nenhum comentário:

Postar um comentário