segunda-feira, 21 de maio de 2018

Minas Gerais e seu mar , seus queijos , suas paisagens- Capitólio, Serra da Canastra e Poços da Caldas - Capítulo 4

01/05/2018- Terça feira - Conhecendo a maior queda d'água do Rio  São Francisco e aprendendo um pouco mais sobre a produção de queijo- Capítulo 4


O lago de Furnas é o mar e a praia  de Minas e dos mineiros . E viva o dia do trabalhador .



Acordamos , tomamos nosso café da manhã, ajeitamos as coisas no carro e iremos sentido Vargem bonita , para depois pegarmos o caminho para São José do Barreiro ( 14 kms distante ) , que é distrito de São Roque de Minas   e depois mais uns 11 kms de estrada de terra até a portaria 2 , que é a que leva à parte baixa da Cachoeira Casca D'Anta , que é a maior queda d'água do rio São Francisco , que tem ali , muito pertinho dali é a sua nascente .

Antes de começarmos o caminho de terra , paramos num posto , para abastecer o carro de combustível e notamos muitos veículos 4X4 , Trollers , enfim , todos absolutamente cobertos de terra e percebemos que aquilo é o que nos esperava .

Após percorrer toda essa estrada , chegamos ao destino ,  é  uma das  portarias do Parque Nacional , onde após pagar um pequeno valor de R$10 para a manutenção do local , todos pagaram menos eu, por já ser da melhor idade e aí nos dirigimos para a trilha, são 200 mts até os banheiros , depois mais 600 mts de área relativamente plana e depois mais 1500 mts de trilha, com altos e baixos.  A vegetação  no caminho é exuberante , as borboletas lindíssimas  e quando chegamos a um tipo de mirante , podemos admirar toda a força da natureza naquela queda d' água de 186 mts de altura . Em alguns momentos Edilmo e Neusa foram na nossa frente , pois às vezes eu tinha que fazer uma pequena parada em função de dor nas costas e Silvia em solidariedade parava comigo .

Mas , todo o esforço e  cansaço  valeram a pena, a vista é bárbara e a força das águas é um elemento inspirador . Depois  pesquisando um pouco mais sobre o local , descobrimos que o nomo do local (Casca D'Anta) , vem de uma árvore , que foi assim batizada , porque tem , propriedades medicinais , cicatrizantes. Segundo os pesquisadores locais a Anta se esfrega no tronco da árvore para  curar ferimentos superficiais .

Voltamos para a portaria e para nosso veículo , que já estava bem parecido com os Trollers , passava já   das 13:30 hs e até chegarmos ao fim da estrada de terra ainda gastaríamos mais uns 30 a 40 minutos . Haviam nos indicado um restaurante caseiro no fim da estrada de terra , mas já estava fechado , dirigi-mo-nos então à entrada da cidade  de Vargem Bonita , onde encontramos um restaurante simples , mas super acolhedor e com uma comidinha mineira super gostosa , o sistema é que,  você paga por pessoa e pode ir com seu prato no fogão de lenha e pegar o que quiser  nas panelas .Tinha frango ao molho, carne de lata, feijão tropeiro, feijão normal, arroz, macarrão e doces , nesse mesmo lugar eles também vendem passeios  de boia cross  e outros .



                                       Aulas de queijos em São Roque de Minas

Voltamos  e  fomos à um lugar que várias pessoas já haviam nos indicado  que é a "Roça da Cidade ", lá , fomos atendidos de forma muito gentil e profissional por atendentes do local e que nos mostraram todo o processo de  fabricação do queijo, desde a ordenha das vacas , até a transformação do leite em queijo e depois as várias fases de cura do queijo  e das adições de elementos para os diversos tipos , foi super interessante , mas saímos de lá sem comprar nada, pois os preços estavam um pouco intimidadores , na estrada de terra para nossa casa , tinham várias fazendas de produtores , que nos pareciam mais convidativas, mas isso vereamos só amanhã.

Hoje,  já  havia sido um dia bastante exaustivo  e  assim fomos para o nosso lar , a "Casa Alecrim" , onde mais uma vez, fizemos um lanche bem gostoso, curtimos a noite na varanda, com  músicas típicas caipiras  e tivemos a companhia da Branquinha  para nos alegrar. Todas essas noites, dormimos muito bem .

Amanhã será outro belo dia




















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário