quarta-feira, 16 de maio de 2018

Minas Gerais e seu mar , seus queijos , suas paisagens- Capitólio, Serra da Canastra e Poços da Caldas - Capítulo 3

30/04/2018- Segunda feira - Hoje tem queijos, cachoeiras e cascatas maravilhosas. Despedida de Capitólio e chegada à São Roque de Minas . Capítulo 3  

O lago de Furnas é o mar e a praia  de Minas e dos mineiros .

Acordamos, fizemos nosso café da manhã  e como o check out seria ao meio dia, preferimos logo após o café , arrumar as nossas coisas , já colocar tudo no porta malas do carro e chamar o Patrick para entregar as chaves da casa , assim faríamos nosso passeio  com tranquilidade, sem a preocupação do horário, o próprio  Patrick nos alertaria que a  um quarteirão de onde estávamos havia uma fábrica de produtos em  que estávamos interessados .


Trata-se do lugar denominado "Iguarias da Canastra", lá fomos muito bem atendidos e pudemos degustar e comprar queijos meia cura, cachaças e doces .

De lá partimos para nosso passeio da manhã, que tinha lugar certo, mais uma vez  avançaríamos uns 40 Kms, até Capitólio e alguns quilometros à frente do mirante , encontraríamos nosso destino , que são as "Cascatas  Eco Parque", km. 315,5  MG 050 ,   que consiste  num conjunto de 3 quedas d´água , uma mais bela que a outra , antes um funcionário nos deu uma dica interessante : como , teríamos de ir em alguns lugares onde as pedras são bem escorregadias , seria interessante que ao invés de estarmos descalços, que usássemos meias , pois nos dariam mais segurança para andar nos lugares mais escorregadios .

A taxa é de R$40,00 por pessoa , que se mostraram , muito bem pagos . Primeiro entramos por uma trilha de 1,5  Km e depois chegamos à primeira queda d'água .Todos os lugares são belíssimos , com cascatas , pedras e piscinas naturais . Chegamos lá em torno de 9:30 hs  e ficamos até umas 13:00 hs, para voltar , pegamos novamente a mesma trilha morro acima, haja folego,  até uma área de descanso ao lado da bilheteria , onde nos hidratamos e comemos uma porção de fritas , para prosseguir viagem.  Avaliando depois , esse passeio do Eco, todos fomos unanimes em dizer que o valor da entrada vale a pena , pela beleza natural e momentos de paz e reflexão que esses caminhos  e paisagens nos proporcionaram .


                                            Rumo ao centrão da Serra da Canastra

Seguimos então viagem rumo a São Roque de Minas , que fica no centrão  da Serra da Canastra , rodamos então em torno de 120 Kms até nosso destino. No caminho , pela boa estrada vislumbramos plantações imensas de café e de milho, a  paisagem é simplesmente maravilhos. Chegamos  na cidade em torno de 16;00 hs , nesse dia , nosso almoço  foi  a bordo do carro e consistiu em  provolone desidratado, doces de banana diets e doces de goiaba. Nos dirigimos então diretamente à  Tamanduá Ecoturismo, que é o lugar por onde  Silvia e Neusa locaram a linda casa onde ficaremos por dois  dias. Logo que chegamos , fomos recepcionados por uma moça muito simpática , chamada Maria , ela nos mostrou uma coisa impressionante . No chão do escritório , num canto, havia uma pequena cobra , porém uma cascavel , que acabou sendo  morta , por seus colegas de escritório nesse mesmo dia .

Ficamos por um tempo, por lá esperando o funcionário (Ednei)  que irá nos levar até  a "Casa Alecrim" (nosso  lar rural ), que fica uns 6 Kms longe da cidade em estrada de terra . Depois que ele chegou , ainda pedimos para esperar um pouco até comprarmos umas coisas básicas no Supermercado Reis , principalmente produtos para nossos cafés da manhã .

Chegamos depois em nossa habitação , "Casa Alecrim",  o lugar me lembrou a música "Gente humilde " de Chico e Vinícius . Já em torno das 17 :30 hs  e ficamos simplesmente maravilhados , uma casa simples , porém extremamente arejada e agradável , de móveis simples e também confortáveis . As portas e janelas grandes e dependentes de um pequeno trinquinho, mas o local , simplesmente bárbaro. Uma área de aproximadamente  2.000 m2, com alguns pés de frutas ainda pequenos , com vista para a "Cachoeira do Cerradão" e com vacas do sitio vizinho , encostadas em nosso quintal . Dessa vez a suite master será minha e da Silvia .

Terminamos o dia fazendo nosso lanchinho na varanda da casa , curtindo um céu forrado de estrelas , tomando uma cachacinha mineira, cerveja Amstel  e logo chegou junto a nós uma cadelinha muito espoleta , que nos fará companhia até o dia da partida de lá . Eu a apelidei de  Branquinha, mas todos nós ficamos encantados com a forma como ela demonstrava alegria , pois seu rabo , parecia que tinha vida própria .

Amanhã faremos outro passeio bárbaro e cansativo.





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário