segunda-feira, 14 de maio de 2018

Minas Gerais e seu mar , seus queijos , suas paisagens- Capitólio, Serra da Canastra e Poços da Caldas - Capítulo 2

29//04/2018- Domingo - Hoje veremos e sentiremos paisagens maravilhosas- Os Canyons de Furnas e mais . - Capítulo 2

Quando uso, como no título a expressão Minas Gerais e seu mar , é porque o lago de Furnas é hoje pela sua grandiosidade e beleza,  o mar e a praia dos mineiros e de Minas .

8:00 hs- Acordamos um pouco mais tarde que o previsto, porque estávamos cansados devido às atividades do dia anterior. Fizemos então nosso café da manhã e logo em seguida , após arrumarmos todas as nossas coisas, saímos em direção ao nosso passeio em Capitólio. Silvia e Neusa , contrataram o barco com "Edinho Passeios" e o horário às 10:00 hs . Saímos de casa  9:10 hs e teríamos que percorrer em torno de 40 kms, então estávamos no fio da navalha.

Abro um parenteses, antes de falar do  passeio propriamente dito. Durante a madrugada , acordei para ir ao banheiro e estava tudo muito escuro, na volta , errei a cama e cai no chão, antes de sair de casa , contei o ocorrido , pois estava com o pulso esquerdo meio aberto. Neusa muito  gentilmente me emprestou seu dicoflenaco em aerosol  e eu passei no pulso, só que depois verificamos que o sol forte reagiu com a química do medicamento em spray, que acabou causando uma queimadura bem feia no meu pulso, mas nada que atrapalhasse nossas aventuras .

Chegamos exatamente no horário, estacionamos o carro no "Estacionamento do Turvo", parecia até do Turco, rsrsrsrs. Para  chegarmos à lancha , descemos um caminho de pedras bem íngreme  e saímos . O passeio será de 2 hs e custou R$70,00 por pessoa . A embarcação tem capacidade de 14 pessoas  mais o piloto , que se apresentará para nós como  " Alemão", imaginem , que ele era um moreno jabuticaba .

Após começarmos a  adentrar no vastíssimo lago , de  águas límpidas e azuis  , aos poucos começamos a visualizar os canyons , de montes e montanhas  e paredões  de pedras, que pela perfeição de suas formas pareciam esculpidas à  mão  e  que muitas vezes tem ao final  uma linda e majestosa cachoeira . Aqueles caminhos pedregosos e  de águas,  nos fizeram pirar.  Nesse passeio conhecemos a "lagoa azul", o "vale dos tucanos"e  a "Cascatinha", com direito a parada de meia hora , para quem quisesse ver a cachoeira de perto ou até mesmo nadar , embora eu particularmente achasse um pouco perigoso , pelo  trânsito de lanchas , muito intenso , pois naqueles fins de canyons costumam ficar de cada vez, em torno de 20 a 25  embarcações .

Nesse passeio também conhecemos um jovem casal muito simpático de São Bernardo do Campo. Após todo esse  passeio e a parada , o Alemão dirige-se rapidamente de volta ao local de origem , pois estávamos atrasados , chegando ao deck é que percebo o quanto o excesso de peso afeta nossa capacidade física , pois ao chegar ao fim da subida de pedras , estou com os bofes de fora , chegando à beira da rodovia , tive que descansar um pouco para me recuperar , Edilmo, então prontificou-se a ir buscar o carro que estava numa ladeira do estacionamento .

Após pegarmos o carro , andamos mais uns 3 Kms à frente para chegarmos ao Mirante , onde teremos uma vista aérea  do lago e dos canyons , uma imagem  muito linda  e muita gente por lá  , com intenso comércio de barracas, vendendo de tudo e tendo até banheiros químicos , que foram bastante providenciais  e  úteis para nós

A cidade de Capitólio.

Terminada essa epopéia , voltamos em direção à entrada da cidade de Capitólio, onde passamos pelo centro, pela prainha e pelo Balneário Municipal e seguimos em direção à uma área já fora da região urbana , uns 2 kms do centro , onde almoçaremos num restaurante chamado "Cantinho da Roça" , que é tipo um sítio. Lá  além do restaurante ,  também alugam-se chalés , para quem quiser se hospedar . O lugar, enfim, é muito agradável, a comida é gostosa e o  preço justo.

Saindo do Cantinho , ainda conhecemos , um condomínio de alto padrão da cidade, que também é um lugar muito bonito. Antes de sairmos da cidade ainda demos mais uma olhada na prainha.

Deixando Capitólio, já no finzinho da tarde , voltamos para Piumhi e  antes de ir para nossa gostosa casa , passamos  do supermercado Stalo e compramos algumas coisinhas para nosso lanche da noite e café  da manhã de amanhã .Estávamos de volta ao nosso aconchego em torno de 20 hs. . Fazemos então nossa festinha diária , movida a petiscos, cervejas , muito bate papo e risadas .

Amanhã será um novo dia ,cansativo, porém , com muitas belezas naturais , não percam o Capítulo 3